Pular para o conteúdo principal

Resistência ou pirraça? - por Nelson Lima

Sempre fui encabulado com “moda”, pois estamos sempre copiando os outros, usando e fazendo o que os outros ditam, às vezes nem gostamos, mas passou na televisão então é da hora. E “moda” nos falares então, pega ligeiro que só coice de bacurim. Pra não citar todas, uma das últimas foi “sustentabilidade”, rapaz viralizou ligeirinho. Ôpa, já citei outra,“viralizou”.  


Mas, sustentabilidade  começou a aparecer em tudo que  era colocação verbal, tema até de muitos palestrantes nacionais. Ainda está em circulação, mas tem uma outra que vejo - tão antiga quanto “sustentabilidade”, que circula nas manifestações artísticas, guiçá no país inteiro. Me refiro à palavra “resistência”! 

Mas vamos logo rever o significado etimológico dessa palavra: Ato ou efeito de resistir. Força que se opõe a outra, que não cede a outra. Força que defende um organismo do desgaste de doença, cansaço, fome, etc. Aquilo que se opõe ao deslocamento de um corpo que se move. Capacidade de prolongar um determinado trabalho pelo maior tempo possível. Força, disposição para prosseguir. 

Observe que a palavra Força é o carro chefe da “resistência”. Logo, é só um jeito diferente de dizer a mesma coisa. Daí eu vejo os artistas fazendo uma “força” para não sei o quê! Uns forçam para que se tenha público, outros forçam para que os poderes públicos invistam mais, tem os que forçam para se manterem em determinado local e ainda os que forçam para que gostem do seu produto artístico. 

O que me levou a escrever esse texto foi uma entrevista no programa Encontro de Fátima Bernardes da segunda 14 p.p, onde entre outros estava Heloísa Périssê, atriz, humorista, dubladora, autora e roteirista brasileira, de vasta atuação no cenário artístico brasileiro. Ela divulgou seu espetáculo teatral “Lolocas”, que está no Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro de sexta a domingo até o dia 24 de fevereiro.

No final ela bradou: Teatro é resistência! Sabe-se que Teatro por aquelas bandas tem público certeiro, daí pensei: tá resistindo a que? Ou seja, é mera moda. Tem “Resistência” que na verdade é “Pirraça”. Pirraça é: Fazer de propósito com o intuito de provocar, amolar, encher o saco.

Atribui-se ao comportamento proposital do indivíduo que não aceita a opinião contrária a sua, continuando a fazer o que ele acredita que é o correto ou apenas para provocar o outro. Mal criação, manha de forma exagerada, discordar gritando, etc... 
Já viu a seguinte expressão: Essa criança tá com birra!

Por esse Brasil afora tem muitos artistas “birrentos”

Nelson Lima é ator e poeta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".