Pular para o conteúdo principal

Mostra exibirá fotografias vencedoras do Prêmio Expocom

“Fotojornalismo é uma forma da qual podemos analisar, mostrar e até mesmo denunciar situações corriqueiras do dia a dia”. É assim que o estudante de Jornalismo Matheus Antunes define o poder do fotojornalismo para a sociedade. Ele é um dos ganhadores do Prêmio Expocom, recebido pelo Centro Universitário Asces-Unita, na modalidade ‘Produção em Fotojornalismo’. A premiação ocorreu no sábado 07, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro-BA, integrando a programação do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Regional Nordeste. “A partir do fotojornalismo, podemos protestar por nossos direitos e pelo direito de outras pessoas. Aí se encontra o amor por esta área”, complementa Anthunes.

As fotografias vencedoras ainda são inéditas para o grande público, pois o que se pretende é exibi-las na terceira edição da mostra Novos Olhares, que deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro em Caruaru. Antes disso, as fotos concorrerão a premiação no Expocom nacional, previsto para ocorrer em Joinville-SC, no início do mês de setembro.

O professor Diogenes Barbosa, orientador do trabalho, destaca que o diferencial da obra é a visão crítica para com a realidade. “Em termos pedagógicos, deixamos clara a necessidade de fazer com que o aluno compreenda a ida a uma atividade prática sob uma perspectiva reflexiva, que a fotografia não seja somente pelo melhor ângulo, pelo melhor enquadramento, pela melhor composição, mas que seja feito um movimento de provocar o público a pensar sobre as imagens”, pontuou Diogenes.

Vale salientar que o trabalho foi realizado no Quilombo de Castainho em Garanhuns. O objetivo dos estudantes foi retratar aspectos de superação de adversidades presentes naquela comunidade tradicional.

Os frutos dessa experiência já são percebidos, tanto pelo corpo docente quanto pelos discentes. “Foi um trabalho em conjunto (professor e alunos) com vários obstáculos, mas que para a turma significou muito”, revela a estudante Laís Milena.

Alunos representarão Caruaru em Joinville-SC no mês de setembro.
Foto: Divulgação
Ela ainda destaca a participação da equipe no Intercom. “Foi a primeira experiência em um grande evento da comunicação, e conviver com representantes de faculdades de todo o Nordeste engrandeceu nosso aprendizado”, pontua a aluna.

“Quero destacar a força que o nosso jovem curso já possui. Concorremos com três universidades federais. E vencemos. Teremos a honra de representar Caruaru e o Nordeste, lá em Joinville”, explana Matheus Antunes.

Além deles, a equipe vencedora teve como integrantes os alunos Pedro Hierro, Giovanna Santos,  Natália Rarine e Iale Figueira. A coordenadora do curso de Jornalismo da Asces-Unita é Christiane Bôa Viagem.


Saiba mais:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".