Pular para o conteúdo principal

Ao Mestre com Carinho e Saudade - por Paulo Nailson


O professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo” (Malba Tahan).

Muito difícil dizer hoje qual professor que marcou mais a minha vida, pois fiz parte de uma geração de grandes profissionais. Porém, ainda que eu levasse em consideração todo período em sala de aula, Honório Inácio estaria entre os cabeças da lista. 

Discípulo de Malba Tahan, nome fictício de Júlio César de Melo e Sousa, matemático e escritor modernista pioneiro no Brasil na transmissão do ensino diferenciado na Matemática, Honório tornou-se marcante numa época (final dos anos 70) de autoritarismo militar. Fui seu aluno quando estudava no Colégio Sete de Setembro (ele também atuou no Municipal Alvaro Lins, Estadual Nelson Barbalho, Industrial Dom Miguel e Diocesano). E eu cresci naqueles anos onde cantávamos: 

"Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!
De uma gente amiga e tão contente! Oh, oh, oh, oh, oh ..." (Os Incríveis). 

Vivíamos cercado de todos aqueles formalismos na classe de aula, e a figura do professor Honório, com aquele porte físico aparentava muito rigor, exigência, respeito, admiração e muita atenção em suas aulas, que nem de longe eram monótonas. Como ele conseguia isso? Com um equilíbrio raríssimo para época.

Sua postura didática era ensinar a matemática de uma forma divertida e diferente, o que nos desafiava aguçando a criatividade e incentivando descobertas. O quatro era fechado, não era aquela "cadeira de cabeça para baixo" e o sete não se cortava ao meio. Honório sentava tanto na cadeira quanto no birô do professor. Quando nos percebia distraído na aula quebrava um pedaço do giz e jogava no aluno. Ele conseguia transmitir o conteúdo de forma atraente e, apesar do bigodão aparentar um cara sisudo, seu largo sorriso e olhos brilhavam nos diversos momentos descontraídos com a turma. 

Possuidor da arte de tornar o aprendizado da Matemática algo prazeroso e descomplicado, Honório foi um revolucionário de sua época e permaneceu influenciando gerações enquanto educador. Para ele, assim como Malba, a Matemática é uma senhora que ensina o homem a ser simples e modesto e a base de todas as ciências e de todas as artes.
Enfim, quantos alunos ainda hoje se queixam do excesso de memorização e dos cálculos repetitivos e não enxergam a utilidade dos conteúdos aprendidos? Quantos Professores despreparados não sabem o que fazer para tornar as aulas mais atraentes? 

A tristeza da partida de Honório também nos leva a ser eternamente agradecidos pelo impacto que nos deixou. Nos desafiando a continuar fora da escola o que aprendíamos lá dentro, como uma ponte entre escola e vida.

Paulo Nailson A. Lima é colaborador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem