Pular para o conteúdo principal

Preservando a harmonia – por Martinho Lutero


Respondeu Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo. (Gênesis 16.6)

Na discussão entre Hagar e Sara, Abraão ficou do lado de sua esposa estéril, mais idosa, em vez de ficar com a serva grávida. Abraão não queria entristecer sua piedosa esposa. Assim, ele permitiu que Sara cuidasse do conflito com sua serva como desejava, apesar do fato de Hagar estar grávida, esperando um filho de Abraão. Esse pequeno incidente descreve os perigos, lutas e conflitos que fazem parte do casamento. Sara estava sendo provada, porém Deus a consolou por meio de Abraão. O fato de que Deus sempre zela pelos casamentos e famílias nos mostra que ele se agrada dessas instituições.



A vida familiar frequentemente tem rixas e conflitos entre maridos e esposas. Além do mais, discórdias e contendas frequentes ocorrem no governo. Grupos dissidentes se formam na igreja. Qualquer um que assistisse a todos esses conflitos suporia que nada de bom resultaria de tudo isso.

Essa passagem nos adverte a estarmos preparados para enfrentar os problemas pacientemente. Não pense que você escapará de conflitos no casamento ou de debates políticos. Somente pessoas insensatas, que são ingênuas a respeito da vida, pensam deste modo. Na administração da igreja os problemas são comuns também. Grupos dissidentes e outros criadores de problemas na igreja levam a todo tipo de ruptura. Aqui na terra nós vivemos entre pessoas incompreensivas e obstinadas, que nunca deixarão de espalhar confusão e amargura. Por isso, devemos nos lembrar da história desta passagem bíblica e crer e confiar em Deus, assim como o fiel Abraão fez. Devemos tentar prosseguir em paz e preservar a harmonia da melhor forma possível.

Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato. Fonte: Site da Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...