Pular para o conteúdo principal

Direita e esquerda: uma questão de mentalidade - por Sabryna Thais

Para além da discussão eleitoral de ‘direita’ e ‘esquerda’, as diferenças entre estas visões de mundo abrangem características subjacentes aos seres. Esse foi um dos temas discutidos na palestra ‘Perspectivas e desafios conservadores nas eleições 2018, ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais Filipe G. Martins, durante o 1º Fórum Nacional da Direita em Pernambuco, ocorrido no Recife no dia 20 de julho.


De acordo com o palestrante, existem três formas de como abordar quem é direita ou esquerda: memória, filosófica e imaginativa. Apresentando a Revolução Francesa (1789) como o movimento que deu início às concepções de direita e esquerda, Martins ressaltou que, já naquele tempo, a direita entendia ser necessário efetuar um exame para resolver os problemas com cautela para depois tomar atitudes , enquanto a esquerda possuía a ideia de que para resolver os problemas da França seria necessário derrubar os reis e o clero. “A esquerda tem a projeção de encontrar soluções definitivas para todos os problemas”, disse. “Isso ocorre também na esfera pessoal, em que o sujeito atribui a si próprio a totalidade da moralidade necessária para o mundo”, observou.

O palestrante ainda declarou que, sob uma mentalidade esquerdista, a pessoa não se orienta através da história, mas do projeto de futuro que ela tem. “É a ideia de que o ‘tribunal da história’ os julgará. Para eles, tudo é válido para alcançar este futuro”, pontuou. Ele ainda mencionou a característica da inversão do mérito do sujeito. “Colocar-se contra as ideias esquerdistas é tornar-se culpado da própria morte”.

De forma simples, Martins apresentou o indivíduo com pensamento de direita como uma “pessoa comum”. Essa definição tem base nos pensamentos do escritor britânico Gibert Keith Chesterton, o qual disse que "a coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns". Essas “pessoas comuns”, aos poucos, sentiram que ‘algo’ as atrapalhava de desfrutar a vida, o que tem gerado a reação de uma maior participação no debate público.Para Martins, eventos como o realizado em Recife apresentam a seguinte realidade: “Nós, pessoas comuns, com vidas comuns, não estamos sozinhos”.

O FÓRUM
Além da presença de Filipe G. Martins, o Fórum contou com as presenças da escritora e ex-feminista Sarah Winter, do tradutor, ativista político e palestrante Renato Rabelo, e do presidente do Direita em Pernambuco, Matheus Henrique.


Assista à palestra clicando aqui.

Sabryna Thais é professora de Literatura e colaboradora de ConTexto



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...