Pular para o conteúdo principal

Direita e esquerda: uma questão de mentalidade - por Sabryna Thais

Para além da discussão eleitoral de ‘direita’ e ‘esquerda’, as diferenças entre estas visões de mundo abrangem características subjacentes aos seres. Esse foi um dos temas discutidos na palestra ‘Perspectivas e desafios conservadores nas eleições 2018, ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais Filipe G. Martins, durante o 1º Fórum Nacional da Direita em Pernambuco, ocorrido no Recife no dia 20 de julho.


De acordo com o palestrante, existem três formas de como abordar quem é direita ou esquerda: memória, filosófica e imaginativa. Apresentando a Revolução Francesa (1789) como o movimento que deu início às concepções de direita e esquerda, Martins ressaltou que, já naquele tempo, a direita entendia ser necessário efetuar um exame para resolver os problemas com cautela para depois tomar atitudes , enquanto a esquerda possuía a ideia de que para resolver os problemas da França seria necessário derrubar os reis e o clero. “A esquerda tem a projeção de encontrar soluções definitivas para todos os problemas”, disse. “Isso ocorre também na esfera pessoal, em que o sujeito atribui a si próprio a totalidade da moralidade necessária para o mundo”, observou.

O palestrante ainda declarou que, sob uma mentalidade esquerdista, a pessoa não se orienta através da história, mas do projeto de futuro que ela tem. “É a ideia de que o ‘tribunal da história’ os julgará. Para eles, tudo é válido para alcançar este futuro”, pontuou. Ele ainda mencionou a característica da inversão do mérito do sujeito. “Colocar-se contra as ideias esquerdistas é tornar-se culpado da própria morte”.

De forma simples, Martins apresentou o indivíduo com pensamento de direita como uma “pessoa comum”. Essa definição tem base nos pensamentos do escritor britânico Gibert Keith Chesterton, o qual disse que "a coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns". Essas “pessoas comuns”, aos poucos, sentiram que ‘algo’ as atrapalhava de desfrutar a vida, o que tem gerado a reação de uma maior participação no debate público.Para Martins, eventos como o realizado em Recife apresentam a seguinte realidade: “Nós, pessoas comuns, com vidas comuns, não estamos sozinhos”.

O FÓRUM
Além da presença de Filipe G. Martins, o Fórum contou com as presenças da escritora e ex-feminista Sarah Winter, do tradutor, ativista político e palestrante Renato Rabelo, e do presidente do Direita em Pernambuco, Matheus Henrique.


Assista à palestra clicando aqui.

Sabryna Thais é professora de Literatura e colaboradora de ConTexto



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem