Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: 15 de agosto de 1898 - por Ary Queiroz Jr.

O ano de 1898 foi de mais crescimento e mais perseguição. A casa ficou pequena para o número dos visitantes aos cultos e outra, “com capacidade para cem pessoas”, foi adquirida.


Por outro lado, o padre tanto aprimorou suas calúnias quanto aliciou homens hostis que em um domingo entraram na casa dos missionários, feriram-nos com grave violência, e a outras pessoas, e queimaram Bíblias, livros e mobília.

Tais atentados, ocorridos em fevereiro daquele ano, levaram os missionários a fugir para Recife, onde receberam do governador e do Cônsul britânico a garantia de proteção caso retornassem a Caruaru.

Mesmo ausentes, entretanto, é justo lembrar que o coração de Kingston e Ida estava apegado à nossa cidade, consoante se percebe nas seguintes palavras do missionário: “Quanto ao TRABALHO NOVO EM CARUARU, nós dois não temos nenhum desejo de deixá-lo, pois percebemos que ele ESTÁ CRESCENDO VISIVELMENTE, e que o povo está amadurecendo...”.

Eis a razão pela qual o casal retornou a Caruaru em março, para, entretanto, somente perceberem a impunidade dos malfeitores e a indisposição das autoridades em prover-lhes proteção, motivos de nova partida.

Enquanto o casal Kingston se ocupou com a evangelização de Jaboatão, o Senhor continuou Sua obra também em Caruaru. A cidade já contava com crentes maduros, dentre eles o Sr. Silvério, jovem negociante que ao saber das necessidades espirituais do lugar e dos enormes desafios, mudou-se de Recife para cá com a família.

Obrigado a sair da casa onde morava, por perseguições, Silvério fixou-se no imóvel onde Kingston havia residido, e que tinha sido comprado para servir de “Casa de Oração”. Isso explica porque novo salão para as reuniões foi adquirido pela senhora Ida e reformado por ele próprio, Silvério, que manteve seu trabalho como feirante paralelamente à pregação do evangelho àquele pequeno rebanho caruaruense.

Quanto ao dia 15 de agosto de 1898 – data que consideramos o marco do trabalho pioneiro em Caruaru -, presumo, pela importância da data, fortemente enraizada na consciência histórica da comunidade, que aquele pode ter sido o dia da inauguração do novo Salão de Culto, adquirido com recursos pessoais da D. Ida, onde e a partir de quando se reuniram aqueles primeiros crentes da cidade sob a liderança de Silvério.

Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem