Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: As Origens – por Ary Queiroz Jr.


O Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888) e a senhora Sarah Poulton Kalley (1825-1907) fizeram do Brasil o seu lar entre os anos de 1855 e 1876. Nesse período, organizaram duas igrejas brasileiras independentes, de governo congregacionalista – a Igreja Evangélica Fluminense (em 11 de julho de 1858) e a Igreja Evangélica Pernambucana (em 19 de outubro de 1873).

No dia 2 de julho de 1876, o Dr. Kalley conduziu o último culto e a Ceia do Senhor na Igreja Fluminense e, oito dias depois, embarcou para a Escócia. Na Escócia, Kalley contribuiu com diversas sociedades missionárias e concentrou esforços em encontrar missionário que conduzisse a Igreja Pernambucana.

Kalley morreu em 17 de janeiro de 1888.

Mesmo em seu luto, dona Sarah nutriu a convicção de que tinha que continuar o trabalho que ela e o marido iniciaram no Brasil. Foi com esse propósito que, em 1892, com James Fanstone, então pastor da Igreja Pernambucana, e alguns amigos, fundou a missão "Help for Brazil", cujo propósito era divulgar os desafios espirituais do Brasil, arrecadar recursos para o trabalho e recrutar obreiros à obra missionária brasileira.

O primeiro obreiro da missão já foi trazido ao Brasil por Fanstone no início de 1893, o Rev. Harry (Henry) J. M’Call. Um ano depois, Fanstone voltou com mais dois, T. Collins Joyce e Charles W. Kingston . Kingston foi o primeiro obreiro sobre quem se disse ter tido muito interesse na “situação de uma cidade distante de Recife, até agora totalmente sem nenhuma evangelização, e está pensando em trabalhar ali” . A cidade distante de Recife era Caruaru!

Quando o casal Charles e Ida Batchelar Kingston chegou a Caruaru, um relatório foi enviado à missão, em julho de 1897, com o seguinte teor: “não há nenhum membro de nenhuma igreja evangélica aqui; numa população de umas 2.000 pessoas não há, no meu entender, ninguém que cuide de suas almas. Fiquei sabendo que um crente de Pernambuco [isto é, Recife] veio para cá uns anos atrás e pregou ao ar livre. Fora deste, ninguém...” .

Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem