Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: as primeiras perseguições – por Ary Queiroz Jr.


Durante muitos meses de 1897 os cultos em Caruaru continuaram bastante assistidos. 

Tanto foi assim que houve necessidade que ocorressem mais reuniões, ficando uma aos domingos, às 11 horas, e outra nas quartas-feiras, às 19 horas, sendo este encontro era dirigido em parte para homens e em parte para mulheres.

Entretanto, os ataques ao movimento não tardaram. Dona Ida escreveu em 20 de outubro daquele ano que “Umas três semanas atrás nos assustaram, jogando pedras pelas janelas, e agora o povo tem medo de vir”, razão pela qual os cultos foram suspensos. Mas ela, mesmo em meio à dor, permaneceu firme naquilo que acreditava ser a vontade do Senhor para Caruaru: “Sinto que dentro em breve nosso Deus há de levantar uma igreja neste lugar; o começo parecia tão perto antes desta confusão” .

O presbítero Manoel Andrade, da Igreja Pernambucana, informou em carta publicada pelo jornal O Cristão em 23 de novembro de 1897 que os responsáveis pelas perseguições ao trabalho de Kingston e Ida eram o médico e o vigário de Caruaru.

Parte da perseguição incluía a difamação dos missionários, atribuindo-lhes a culpa pela morte de quatro mulheres, como consequência dos remédios ministrados por Kingston, e divulgando que seus livros eram envenenados e por isso deveriam ser queimados, além de outras coisas equivalentes. “Também espalharam”, conta Andrade, “que o inglês tinha posto o nome de um doente no livro e que depois o tinha dado a Satanás, lançando o Inimigo esse indivíduo no inferno” .

Em fins de 1897 as perseguições mais abertas cessaram e os cultos foram retomados, voltando a ocorrer duas reuniões aos domingos. Ainda permaneciam animosidades, embora mais discretas, a exemplo de um padre que conseguiu queimar Novos Testamentos de duas famílias.

Nada obstante, o evangelho continuava sendo pregado e ouvido por número significativo de pessoas. Notável é a descrição dos últimos cultos daquele ano, escrita no relatório de dezembro pela senhora Ida: “NO DIA 25... ÀS 17.00 HORAS TIVEMOS UM CULTO. UMAS QUARENTAS PESSOAS COMPARECERAM... No domingo depois do Natal tivemos boas reuniões, com mais pessoas no culto do que antes da perseguição” .





Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem