Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: Os Primeiros Frutos - por Ary Queiroz Jr.


O Cristão, jornal das igrejas kalleyanas, escreveu em outubro de 1897 sobre o trabalho pioneiro em Caruaru nos seguintes termos: “Kingston está fazendo maravilhas em Caruaru, tratando do povo por meio da medicina, o que lhe tem aberto o caminho para evangelizar” .

Com efeito, Kingston e Ida souberam colocar à disposição da obra missionária os dons, talentos e oportunidades que receberam de Deus. Tão logo fixaram residência em Caruaru, deram início a reuniões na sala da sua casa, ainda nos idos de 1897, nas quais cantavam hinos ao Senhor e expunham textos da Escritura. Paralelamente, visitavam pessoas em suas residências, oportunidades nas quais as convidavam aos cultos dominicais.

Kingston viu diversas portas se abrirem para ele a partir da distribuição de medicamentos. Ida, por sua vez, usou sua máquina de costura a serviço da missão, conquistando corações agradecidos pelas roupas que fazia, além de haver dado aulas de português a uma menina, na expectativa de que ela aprendesse a ler textos da Bíblia e influenciasse a família. Tudo era dedicado à da glória do Senhor!

O primeiro fruto de Caruaru foi um convertido no leito de enfermidade que Kingston havia ajudado com remédios e evangelizado. Já nos estertores da morte, o novo crente voltou à consciência e foi perguntado se queria um padre para confessar-se, tendo respondido que já tinha feito isso a Jesus mesmo e que estava descansando nEle e que, por isso, não precisava de mais nada.

Os cultos tiveram continuidade ao longo de 1897, conforme Boletim da Missão de outubro daquele ano: “É com alegria que relatamos que agora HÁ CULTO EM CARUARU CADA DOMINGO À NOITE, ÀS 18.30 HORAS. Nestes últimos três domingos temos tido boa frequência, e já se sabe por aí afora que ‘há culto na casa do Sr. Kinsgton’” .
O evangelho chegou a Caruaru!

Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem