Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: Um pequeno grupo de fieis – por Ary Queiroz Jr.


Entre os anos de 1899 e 1901, Caruaru não contou, senão esporadicamente, com a presença de missionários. Kingston e Telford (outro obreiro da “Help for Brazil”) mantiveram correspondência com crentes caruaruenses e fizeram visitas pontuais, quase sempre sob forte oposição de turbamultas ensandecidas.

Uma carta de Telford de 11 de outubro de 1901 informou sobre uma visita de Kingston que lhe resultou em golpes de cassetetes, não vindo a morrer no ataque somente por haver conseguido fugir e se esconder na mata sob a noite escura. Telford ressaltou que um “homem atirou [em Kingston], mas a bala passou de longe”.



Na mesma carta, Telford narrou uma vinda sua a Caruaru, para ser recepcionado com semelhantes ameaças e má disposição por parte das autoridades em prover segurança, ao argumento de que o número de policias era reduzido e o presídio estava cheio. Nada novo debaixo do sol!

Por outro lado, todas as notícias da época davam conta do progresso do evangelho na cidade. Kingston escreveu no Boletim da missão de fevereiro de 1899 sobre o “NOSSO PEQUENO GRUPO DE FIEIS”, no qual se incluíam crentes humildes, mas cheios de entusiasmo e desejo de conhecer a Bíblia e pregá-la aos seus amigos e familiares.

Nesse Informativo, o missionário não se esqueceu de informar sobre um homem analfabeto que abriu sua casa para receber a visita de um jovem que lia as Escrituras para ele e sua família. Há menção também de outro senhor de uns quarenta anos de idade, pai de uma família numerosa, além de outro jovem que sofreu muita perseguição pela fé que abraçou. 

Outro crente humilde, chamado José dos Santos, foi um líder da pequena igreja que despontou na ausência dos missionários.

Em carta publicada em julho de 1901 no Boletim da missão, noticiou-se a respeito de “um número de pessoas interessadas na Bíblia” e relatou-se ainda que após um censo realizado na cidade, embora o nome “protestante” fosse odiado, “ALGUNS SE DECLARAM PROTESTANTES – são pessoas que nunca fizeram confissão pública de sua fé antes”.

Na carta de Telford antes referida, esse missionário cita alguns crentes pelo nome, a exemplo de um “jovem” chamado Pedro e um “jovem senhor” da “aldeia chamada Cedro” de nome José, o José dos Santos. Mencionou também uma “jovem professora” que terminou o noivado por causa da exigência do noivo para que ela “cortasse seus vínculos conosco e com os crentes”.

A carta de Telford termina com sua impressão sobre a obra de Deus em Caruaru: “tenho certeza que Deus está abençoando” .




Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem