Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: Um pequeno grupo de fieis – por Ary Queiroz Jr.


Entre os anos de 1899 e 1901, Caruaru não contou, senão esporadicamente, com a presença de missionários. Kingston e Telford (outro obreiro da “Help for Brazil”) mantiveram correspondência com crentes caruaruenses e fizeram visitas pontuais, quase sempre sob forte oposição de turbamultas ensandecidas.

Uma carta de Telford de 11 de outubro de 1901 informou sobre uma visita de Kingston que lhe resultou em golpes de cassetetes, não vindo a morrer no ataque somente por haver conseguido fugir e se esconder na mata sob a noite escura. Telford ressaltou que um “homem atirou [em Kingston], mas a bala passou de longe”.



Na mesma carta, Telford narrou uma vinda sua a Caruaru, para ser recepcionado com semelhantes ameaças e má disposição por parte das autoridades em prover segurança, ao argumento de que o número de policias era reduzido e o presídio estava cheio. Nada novo debaixo do sol!

Por outro lado, todas as notícias da época davam conta do progresso do evangelho na cidade. Kingston escreveu no Boletim da missão de fevereiro de 1899 sobre o “NOSSO PEQUENO GRUPO DE FIEIS”, no qual se incluíam crentes humildes, mas cheios de entusiasmo e desejo de conhecer a Bíblia e pregá-la aos seus amigos e familiares.

Nesse Informativo, o missionário não se esqueceu de informar sobre um homem analfabeto que abriu sua casa para receber a visita de um jovem que lia as Escrituras para ele e sua família. Há menção também de outro senhor de uns quarenta anos de idade, pai de uma família numerosa, além de outro jovem que sofreu muita perseguição pela fé que abraçou. 

Outro crente humilde, chamado José dos Santos, foi um líder da pequena igreja que despontou na ausência dos missionários.

Em carta publicada em julho de 1901 no Boletim da missão, noticiou-se a respeito de “um número de pessoas interessadas na Bíblia” e relatou-se ainda que após um censo realizado na cidade, embora o nome “protestante” fosse odiado, “ALGUNS SE DECLARAM PROTESTANTES – são pessoas que nunca fizeram confissão pública de sua fé antes”.

Na carta de Telford antes referida, esse missionário cita alguns crentes pelo nome, a exemplo de um “jovem” chamado Pedro e um “jovem senhor” da “aldeia chamada Cedro” de nome José, o José dos Santos. Mencionou também uma “jovem professora” que terminou o noivado por causa da exigência do noivo para que ela “cortasse seus vínculos conosco e com os crentes”.

A carta de Telford termina com sua impressão sobre a obra de Deus em Caruaru: “tenho certeza que Deus está abençoando” .




Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...