Pular para o conteúdo principal

Corpo a corpo e internet devem ser o foco das eleições

Após a minirreforma da legislação eleitoral, a dinâmica das estratégias de convencimento do eleitor também passou por alterações. Impedidos de usar materiais como cavaletes e pinturas de muros, dois elementos se tornaram preponderantes nas campanhas: o corpo a corpo e a internet.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo Ibope em novembro do ano passado apontou que 56% dos brasileiros aptos a votar confirmam que as mídias sociais têm algum grau de influência na escolha do seu candidato, e 36% atestam que essas mídias terão muita influência. Contudo, os candidatos precisam ir além dos cliques. O incremento no contato pessoal é fundamental para dirimir a aversão do eleitor para com os postulantes.

Para o advogado Douglas Pereira, especialista em Direito Eleitoral, essas práticas revelam um novo perfil do eleitorado. “Atualmente, as pessoas estão mais propensas a discutir as propostas dos candidatos, sem se deixar iludir por aparatos ou estruturas, como em outras épocas”, diz.

Entretanto, Pereira alerta para a necessidade de tais agendas estarem em consonância com a legislação eleitoral. “Há práticas que podem ser positivas ou negativas e a legislação tem que ser observada, como é o caso do envio de mensagens eletrônicas que obrigatoriamente devem disponibilizar a opção para descadastramento que deverá ser feito em até 48 horas”, salienta.

Em Caruaru, quem tem gastado tanto as solas do sapato quanto os bytes da web é o Delegado Lessa. Candidato a deputado estadual pelo Progressistas, o Delegado Lessa chegou a fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook, na segunda-feira 13, durante uma reunião de conscientização cidadã no Bairro Artur Lundgren II, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Na ocasião, tanto a população presente do lugar – que conta com uma média de 15 mil habitantes – quanto os internautas debateram em conjunto sobre assuntos relacionados a segurança pública. “É necessário escutar e ouvir a realidade da população, para garantir uma representatividade efetiva, dando voz às pessoas”, declara o candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem