Pular para o conteúdo principal

A despetização do PT – por Leonardo Mendes Júnior

O PT passa por um processo de “despetização” no segundo turno. Para ganhar uma eleição em que o antipetismo e a defesa de valores conservadores deixam Jair Bolsonaro cada dia mais perto do Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores pintou o vermelho de verde-amarelo, escondeu Lula e levou Haddad e Manuela à igreja para fazer campanha. No horário eleitoral, Haddad é apresentado como pai de família, neto de líder religioso, casado há 30 anos com a mesma mulher.



Gustavo Nogy aponta o efeito reverso que a despetização pode causar no eleitorado raiz do PT: "Com que cara, agora, todos os eleitores de esquerda apontarão dedos contra o ‘homem de bem’, contra os valores ridicularizados da família dita tradicional, da religião, dos bons costumes, que pautaram essa campanha?"

A ineficácia da estratégia vai além da percepção. É quantificável. A pesquisa Ibope divulgada ontem (15.10) revela que a rejeição a Fernando Haddad chegou a 47%, enquanto a de Bolsonaro está em 35%. Lembre-se que no primeiro turno era a aversão ao capitão que beirava os 50%.

O PT se diz disposto a alargar mais ainda a sua mutação. A flexibilização de programas e a revisão na taxação de fortunas, presente no plano de governo, estão na mesa para serem servidos em troca do apoio de partidos mais ao centro e mesmo à direita.

Engolir sapos também faz parte do cardápio. Como ouvir Cid Gomes, irmão de Ciro, dizer com todas as letras que “o PT vai perder feio porque fez muita besteira, aparelhou as repartições públicas e achar que era dono de um país” e ainda assim continuar atrás do apoio do PDT.

Talvez porque já tenha caído a ficha do que Jaques Wagner teve a coragem de verbalizar publicamente: seria melhor ter lançado Ciro Gomes. Reclamações contra a decisão por uma candidatura biônica própria? Encaminhar à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Leonardo Mendes Júnior é diretor de Redação da Gazeta do Povo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...