Pular para o conteúdo principal

A despetização do PT – por Leonardo Mendes Júnior

O PT passa por um processo de “despetização” no segundo turno. Para ganhar uma eleição em que o antipetismo e a defesa de valores conservadores deixam Jair Bolsonaro cada dia mais perto do Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores pintou o vermelho de verde-amarelo, escondeu Lula e levou Haddad e Manuela à igreja para fazer campanha. No horário eleitoral, Haddad é apresentado como pai de família, neto de líder religioso, casado há 30 anos com a mesma mulher.



Gustavo Nogy aponta o efeito reverso que a despetização pode causar no eleitorado raiz do PT: "Com que cara, agora, todos os eleitores de esquerda apontarão dedos contra o ‘homem de bem’, contra os valores ridicularizados da família dita tradicional, da religião, dos bons costumes, que pautaram essa campanha?"

A ineficácia da estratégia vai além da percepção. É quantificável. A pesquisa Ibope divulgada ontem (15.10) revela que a rejeição a Fernando Haddad chegou a 47%, enquanto a de Bolsonaro está em 35%. Lembre-se que no primeiro turno era a aversão ao capitão que beirava os 50%.

O PT se diz disposto a alargar mais ainda a sua mutação. A flexibilização de programas e a revisão na taxação de fortunas, presente no plano de governo, estão na mesa para serem servidos em troca do apoio de partidos mais ao centro e mesmo à direita.

Engolir sapos também faz parte do cardápio. Como ouvir Cid Gomes, irmão de Ciro, dizer com todas as letras que “o PT vai perder feio porque fez muita besteira, aparelhou as repartições públicas e achar que era dono de um país” e ainda assim continuar atrás do apoio do PDT.

Talvez porque já tenha caído a ficha do que Jaques Wagner teve a coragem de verbalizar publicamente: seria melhor ter lançado Ciro Gomes. Reclamações contra a decisão por uma candidatura biônica própria? Encaminhar à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Leonardo Mendes Júnior é diretor de Redação da Gazeta do Povo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem