Pular para o conteúdo principal

Os Santos e nós – por Sabryna Thais



Não é preciso ser católico para admirar a vida dos Santos ou para aprender com elas. Assim como na literatura as personagens nos ajudam em nossa formação, também os Santos, com suas vidas, podem nos ajudar de uma forma surpreendente.

A total entrega à vocação, o domínio do temperamento, como superaram o meio e as dificuldades. Tudo isso a nossa disposição! Então, por que não usufruir desse privilégio?

Comecemos com Santa Elisabeth da Trindade, pois foi ela mesmo quem, com sua vida, inspirou-me a isso.



Nascida, após 36 horas de trabalho de parto, em 18 de julho de 1880, no acampamento militar de Avor, perto de Bourges, onde seu pai era capitão, Maria Elisabeth Catez foi batizada quatro dias depois. Uma menina que desde muito nova apresentava um temperamento muito forte, uma colérica capaz de bater o pé, gritar e jogar coisas, quando contrariada.

Aos sete anos, viu seu pai falecer de um ataque cardíaco, episódio que marcou profundamente Elisabeth.

Ela era muito decidida, impetuosa, e sua mãe, católica fervorosa, preocupava-se muito com sua menina. Sua irmã era seu oposto e, com isso, dava uma equilibrada na casa. Possuindo um caráter violento e irascível, desde a mais tenra idade, aquela criança batalhava por dominar-se, com uma vontade de ferro. Sua irmã testemunha a esse respeito: “à força de lutar consigo mesma, chegou a uma doçura angelical. Lembro-me dela bem pequena com verdadeiros acessos de cólera, gritando e batendo os pés… Esta menina tão difícil transformou-se numa jovem de grande serenidade’’.

Aos sete anos, tendo como visita o Cônego Isidoro Angles, confessou-lhe ao ouvido: ‘’ Monsieur Angles, eu serei freira. Quero ser freira!’’. E esse desejo nunca a abandonou. Vivia sua vida, possuía um incrível talento musical, viajou por vários lugares da França com sua família, mas em seu interior travava uma luta. Uma luta entre sua personalidade e seu chamado à vocação. O padre Paulo Ricardo, em uma aula sobre a Santa, diz que ‘’Elisabeth era do tipo de pessoa que ou é Santa ou Demônio’’. É o tipo tudo ou nada, e ela escolheu ser tudo.

Aos vinte e um anos entrou, finalmente, para o Carmelo, depois de anos de recusa de sua mãe a deixa-la. No dia 9 de novembro, às cinco e quarenta e cinco da manhã, virou-se do lado direto, inclinou a cabeça para trás e sua figura se iluminou. Os olhos, fechados há vários dias, se abriram, parecendo vislumbrar algo por cima da cabeça de Madre Germana que, ajoelhada à sua cabeceira, rezava. Assim partiu para encontrar-se com “seus Três”.*
Encontrou-se com a Vida, a luz e o Amor.

Esse é um pequeno, bem pequeno, resumo da grandiosa vida que Santa Elisabeth viveu em seus vinte seis anos aqui na Terra. Vencendo seu temperamento difícil, superando a perda do pai, esperando por anos para realizar seu desejo de ser Carmelita. Vencendo a si mesma, pode alcançar a plenitude da vida.

“A meu ver a alma mais livre é aquela que mais esquece de si mesma. Se me perguntassem o segredo da felicidade, diria que consiste em não se preocupar mais consigo, desprendendo-o a todo momento. Eis uma boa maneira de fazer com que o orgulho morra. É como se o subjugássemos pela fome.’’ –Santa Elisabeth da Trindade

*Era assim que Santa Elisabeth referia-se a Santíssima Trindade.


Para saber mais, assistir: 



Sabryna Thais é professora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".