Pular para o conteúdo principal

“A Igreja é o canal para prevenção das drogas", afirma pastor batista

Completando dez anos de atuação em todo o Brasil, o Projeto Cristolândia é um trabalho desenvolvido pelas igrejas batistas que oferece acompanhamento para frequentadores das cracolândias. Para incrementar este trabalho, as igrejas também estão desenvolvendo o Movimento Viver, no intuito de transformar as comunidades religiosas em ambientes de identificação dos fatores de risco da inserção de crianças, adolescentes e jovens no mundo das drogas.
O município de Caruaru recebeu, no sábado 26, o Seminário Viver, na Comunidade Batista da Graça. O intuito do evento foi capacitar líderes e membros das igrejas a desenvolver atividades que permitem reconhecer os riscos e implementar fatores de proteção, para que os indivíduos não desejem entrar no mundo das drogas.
Um dos palestrantes do seminário foi o pastor Gildo Freitas, que também é coordenador da Cristolândia em Recife. Nesta entrevista exclusiva concedida a ConTexto, ele conta um pouco sobre o projeto e incentiva a colaboração das igrejas e da sociedade como um todo. Confira:



A Cristolândia realiza um trabalho quando o indivíduo já é dependente químico. Qual é a diferença para o trabalho realizado no Seminário Viver?
O Seminário Viver é um trabalho realizado na prevenção. A Cristolândia está completando 10 anos em 2019, cujo projeto existe em oito estados do Brasil, onde trabalhamos com o indivíduo que já está utilizando drogas. Desenvolvemos o Movimento Viver – Movimento nacional de prevenção ao uso de drogas – para levar à igreja a informação de como identificar e trabalhar na prevenção. Junto de todo o cenário que trabalhamos, identificamos que cerca de 80% dos jovens que estão nas Cristolândias já passaram por uma comunidade cristã – ou seja, já foram cristãos ou alguém da família está num ambiente cristão. Então, a igreja é o canal de alcançar essas pessoas e trabalhar na prevenção, identificando os fatores de risco para jovens, crianças e adolescentes.

Para isso, a igreja, enquanto comunidade terapêutica, não deve olhar apenas para o aspecto espiritual das pessoas no ambiente em que está inserida, mas também para o aspecto integral?
Integral e, acima de tudo, espiritual, porque há também uma batalha espiritual por trás das drogas. A igreja tem tanto a responsabilidade espiritual quanto a responsabilidade social, de estar inserida na comunidade capacitada para trabalhar com este segmento, que até hoje não era entendido como um segmento que precisava ser alcançado e estava à margem da sociedade.

Há alguns anos, foi debatido no ambiente evangélico – principalmente entre os batistas – a necessidade de trazer a Cristolândia para Caruaru, mas não houve avanços neste sentido. Então, de que forma o município de Caruaru insere-se no projeto Viver?
Para nós, Caruaru é uma grande cidade, com referência cultural e educacional, que tem crescido cada vez mais. São quase 400 mil habitantes. Além disso, Caruaru tem uma importância regional, pois vários municípios do entorno dependem de Caruaru. Trazer este seminário para a cidade de Caruaru, onde tem muitas igrejas parceiras do Projeto Cristolândia, é muito importante. Temos, sim, o sonho de trazer uma unidade do Projeto Cristolândia para Caruaru, no intuito de atender ao Agreste, mas isso tem sido trabalhado com muito planejamento e oração, pois os custos de manutenção de um projeto assim são muito elevados. O Seminário, desta forma, nos ajuda, primeiramente por causa da visibilidade. Igrejas que não conheciam o projeto passarão a conhecê-lo e integrar-se nesse processo de prevenção ao uso das drogas.

O Seminário Viver é realizado apenas em igrejas batistas?
Esse é um projeto que não pertence exclusivamente à Igreja Batista, mas pertence às demais igrejas e à sociedade como um todo. Qualquer igreja que queira receber o treinamento pode entrar em contato conosco, que nós oferecemos a capacitação, trazendo para a igreja a orientação de como identificar os fatores de risco e como implementar fatores de proteção. O telefone para contato é (81) 9.9586.7204 como também através da página da Cristolândia, na fanpage Cristolândia PE ou no instagram @CristolândiaPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem