
Isso não quer dizer que às ideologias falte racionalidade: ao contrário, elas
são edifícios racionais, às vezes primores de argumentação lógica, mas
construídos em cima de premissas valorativas e opções seletivas que jamais
podem ser colocadas em questão.
Daí que, como diz A. James Gregor, o grande estudioso do
fenômeno revolucionário moderno, o discurso ideológico seja ‘enganosamente
descritivo’: quando parece estar falando da realidade, nada mais faz do que
buscar superfícies de contraste e pontos de apoio para o ‘mundo melhor’ cuja
realização é seu objetivo e sua razão de ser.
Se o cidadão optou pelo socialismo, ele descreverá o
capitalismo como antecessor e adversário, suprimindo tudo aquilo que, na
sociedade capitalista, não possa ser descrito nesses termos.
Se escolheu a visão iluminista da democracia como filha e
culminação da razão científica, descreverá o fascismo como truculência
irracional pura, suprimindo da História as décadas de argumentação fascista -
tão racional quanto qualquer outro discurso ideológico - que prepararam o
advento de Mussolini ao poder.
Tendo isso em vista, a coisa mais óbvia do mundo é que nenhum dos meus escritos e nada do que eu tenha ensinado em aula tem caráter ideológico, e que descrever-me como ‘ideólogo da direita’, ou ideólogo do que quer que seja, só vale como pejorativo difamatório, tentativa de me reduzir à estatura mental do anão que assim me rotula.
Podem procurar nos meus livros, artigos e aulas. Não encontrarão qualquer especulação sobre a ‘boa sociedade’, muito menos um modelo dela.
Posso, no máximo, ter subscrito aqui ou ali, de passagem e
sem lhe prestar grande atenção, este ou aquele preceito normativo menor em
economia, em educação, em política eleitoral ou em qualquer outro domínio
especializado, sem nenhuma tentativa de articulá-los e muito menos de
sistematizá-los numa concepção geral, numa ideologia.
Isso deveria ser claro para qualquer pessoa que saiba ler, e de fato o seria se a fusão de analfabetismo funcional, malícia e medo caipira do desconhecido não formasse aquele composto indissolúvel e inalteravelmente fedorento que constitui a forma mentis dos nossos ‘formadores de opinião’ hoje em dia (refiro-me, é claro, aos mais populares e vistosos e à sua vasta plateia de repetidores no universo bloguístico, não às exceções tão honrosas quanto obscuras, das quais encontro alguns exemplos neste mesmo Diário do Comércio).
É óbvio que essas pessoas são incapazes de raciocinar na clave do discurso descritivo. Não dizem uma palavra que não seja para ?tomar posição?, ou melhor, para ostentar uma auto-imagem lisonjeira perante os leitores, devendo, para isso, contrastá-la com algum antimodelo odioso que, se não for encontrado, tem de ser inventado com deboches, caricaturações pueris e retalhos de aparências.
A coisa mais importante na vida, para essas criaturas, é
personificar ante os holofotes alguns valores tidos como bons e desejáveis,
como por exemplo ‘a democracia’, ‘os direitos humanos’, ‘a ordem constitucional’,
‘a defesa das minorias’, etc. e tal, colocando nos antípodas dessas coisas
excelentíssimas qualquer palavra que lhes desagrade.
Alguns desses indivíduos tiveram as suas personalidades tão completamente engolidas por esses símbolos convencionais do bem, que chegam a tomar qualquer reclamação, insulto ou crítica que se dirija às suas distintas pessoas como um atentado contra a democracia, um virtual golpe de Estado.
O desejo de personificar coisas bonitas como a
democracia e a ordem constitucional é aí tão intenso que, no confronto entre
esquerda e direita, os dois lados se acusam mutualmente de ‘golpistas’ e ‘fascistas’.
Melhor prova de que se trata de meros discursos ideológicos não se poderia
exigir.
Da minha parte, meus escritos políticos dividem-se entre a busca de conceitos descritivos cientificamente fundados e a aplicação desses conceitos ao diagnóstico de situações concretas, complementado às vezes por prognósticos que, ao longo de mais de vinte anos, jamais deixaram de se cumprir.
Dessas duas partes, a primeira está documentada nas minhas
apostilas de aulas (especialmente dos cursos que dei na PUC do Paraná), a
segunda nos meus artigos de jornal.
Os leitores destes últimos não têm acesso direto à fundamentação teórica, mas encontram neles indicações suficientes de que ela existe, de que não se trata de opiniões soltas no ar, mas, como observou Martin Pagnan, de ciência política no sentido estrito em que a compreendia o seu mestre e amigo, Eric Voegelin.
Os leitores destes últimos não têm acesso direto à fundamentação teórica, mas encontram neles indicações suficientes de que ela existe, de que não se trata de opiniões soltas no ar, mas, como observou Martin Pagnan, de ciência política no sentido estrito em que a compreendia o seu mestre e amigo, Eric Voegelin.
Não há, entre os mais incensados ‘formadores de opinião’
deste país -- jornalísticos ou universitários --, um só que tenha a capacidade
requerida, já não digo para discutir esse material, mas para apreendê-lo como
conjunto.
Descrevo aí as coisas como as vejo por meio de instrumentos científicos de observação, pouco me importando se vou ‘dar a impressão’ de ser democrata ou fascista, socialista, neocon, sionista, católico tradicionalista, gnóstico ou muçulmano.
Tanto que já fui chamado de todas essas coisas, o que por si já demonstra que os rotuladores não estão interessados em diagnósticos da realidade, mas apenas em inventar, naquilo que leem, o perfil oculto do amigo ou do inimigo, para saber se, na luta ideológica, devem louvá-lo ou achincalhá-lo.
A variedade mesma das ideologias que me atribuem é a prova cabal de que não subscrevo nenhuma delas, mas falo numa clave cuja compreensão escapa ao estreito horizonte de consciência dos ideólogos que hoje ocupam o espaço inteiro da mídia e das cátedras universitárias.
Suas reações histéricas e odientas, suas poses fingidas de
superioridade olímpica, sua invencionice entre maliciosa e pueril, seus afagos
teatrais de condescendência paternalista entremeados de insinuações pérfidas,
são os sintomas vivos de uma inépcia coletiva monstruosa, como jamais se viu
antes em qualquer época ou nação.
O que neste país se chama de ‘debate político’ é de uma
miséria intelectual indescritível, que por si só já fornece a explicação
suficiente do fracasso nacional em todos os domínios - economia, segurança
pública, justiça, educação, saúde, relações internacionais etc.
Digo isso porque a intelectualidade falante demarca a envergadura e a altitude máximas da consciência de um povo. Sua incapacidade e sua baixeza, que venho documentando desde os tempos do Imbecil Coletivo (1996), mas que depois dessa época vieram saltando do alarmante ao calamitoso e daí ao catastrófico e ao infernal, refletem-se na degradação mental e moral da população inteira.
De todos os bens humanos, a inteligência - e inteligência
não quer dizer senão consciência - se distingue dos demais por um traço
distintivo peculiar: quanto mais a perdemos, menos damos pela sua falta. Aí as
mais óbvias conexões de causa e efeito se tornam um mistério inacessível, um
segredo esotérico impensável. A conduta desencontrada e absurda torna-se,
então, a norma geral.
Durante quarenta anos, os brasileiros deixaram, sem reclamar, que seu país se transformasse no maior consumidor de drogas da América Latina; deixaram que suas escolas se tornassem centrais de propaganda comunista e bordéis para crianças; deixaram, sem reclamar, que sua cultura superior fosse substituída pelo império de farsantes semi-analfabetos; deixaram, sem reclamar, que sua religião tradicional se prostituísse no leito do comunismo, e correram para buscar abrigo fictício em pseudo-igrejas improvisadas onde se vendiam falsos milagres por alto preço; deixaram, sem reclamar, que seus irmãos fossem assassinados em quantidades cada vez maiores, até que toda a nação tivesse medo de sair às ruas e começasse a aprisionar-se a si própria atrás de grades impotentes para protegê-la; deixaram, sem reclamar, que o governo tomasse as suas armas, e até se apressaram em entregá-las, largando suas famílias desprotegidas, para mostrar o quanto eram bonzinhos e obedientes. Depois de tudo isso, descobriram que os políticos estavam desviando verbas do Estado, e aí explodiram num grito de revolta: "Não! No nosso rico e santo dinheirinho ninguém mexe!"
A rebelião popular contra os comunolarápios não nasce de
nenhuma indignação moral legítima, mas emana da mesma mentalidade dinheirista
que inspira os corruptos mais cínicos.
Não só o dinheiro é aí o valor mais alto, talvez o único, mas tudo parece inspirar-se na regra: “Eu também quero, senão eu conto para todo mundo.” É óbvio que, se essa mentalidade não prevalecesse no nosso meio social, jamais a corrupção teria subido aos níveis estratosféricos que alcançou com o Mensalão, o Petrolão etc.
Não só o dinheiro é aí o valor mais alto, talvez o único, mas tudo parece inspirar-se na regra: “Eu também quero, senão eu conto para todo mundo.” É óbvio que, se essa mentalidade não prevalecesse no nosso meio social, jamais a corrupção teria subido aos níveis estratosféricos que alcançou com o Mensalão, o Petrolão etc.
O ódio ao mal não é sinal de bondade e honradez: faz parte da dialética do mal odiar-se a si mesmo, mover guerra a si mesmo e proliferar por cissiparidade.
O mais significativo de tudo é que fenômeno de teratologia
moral tão patente, tão visível e tão escandaloso não mereça sequer um
comentariozinho num jornal, quando deveria ser matéria de mil estudos
sociológicos.
Querem maior prova de que os luminares da mídia e das
universidades não têm o menor interesse em conhecer a realidade, mas somente em
promover suas malditas agendas ideológicas?
Foi por isso que, mais de vinte anos atrás, cheguei à
conclusão de que toda solução política para os males do país estava, desde a
raiz, inviabilizada pelo caráter fútil e perverso das discussões públicas.
Só havia um meio - difícil e trabalhoso, mas realista - de
mudar para melhor o curso das coisas neste país, e esse curso não passava pela
ação político-eleitoral. Era preciso seguir, - sem parar, sem precipitar e sem
retroceder - , como ensinava o Paulo Mercadante, as seguintes etapas:
1. Revigorar a cultura superior, treinando jovens para que pudessem produzir obras à altura daquilo que o Brasil tinha até os anos 50-60 do século passado.
2. Higienizar, assim, o mercado editorial e a mídia cultural, criando aos
poucos um novo ambiente consumidor de alta cultura e saneando, dessa maneira,
os debates públicos.
3. Sanear a grande mídia, mediante pressão, boicote e ocupação de espaços.
4. Sanear o ambiente religioso -- católico e protestante.
5. Sanear, gradativamente, as instituições de ensino.
6. Por fim, elevar o nível do debate político, fazendo-o tocar nas realidades
do país em vez de perder-se em chavões imateriais e tiradas de retórica vazia.
Esta etapa não seria atingida em menos de vinte ou trinta anos, mas não existe ‘caminho
das pedras’, não há solução política, não há fórmula ideológica salvadora. Ou
se percorrem todas essas etapas, com paciência, determinação e firmeza, ou tudo
não passará de uma sucessão patética de ejaculações precoces.
Esse é o projeto a que dediquei minha vida, e do qual os artigos que publico na mídia não são senão uma amostra parcial e fragmentária. Imaginar que fiz tudo o que fiz só para criar um ‘movimento de direita’ é, na mais generosa das hipóteses, uma estupidez intolerável.
Quanto ao ítem número um, não se impressionem com os apressadinhos que, tendo absorvido superficialmente alguns ensinamentos meus, já quiseram sair por aí, brilhando e pontificando, numa ânsia frenética de aparecer como substitutos melhorados do Olavo de Carvalho.
Esses são apenas a espuma, bolhas de sabão que o tempo se
encarregará de desfazer. Tenho ainda uma boa quantidade de alunos sérios que
continuam se preparando, em silêncio, para fazer o bom trabalho no tempo
devido.
Olavo
de Carvalho é filósofo. Artigo publicado inicialmente no Diário do Comércio, 8
de fevereiro de 2016.
Fonte: Site do Olavo de Carvalho
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