Pular para o conteúdo principal

A Palavra do Senhor é o leite puro que precisamos para crescer a fim de alcançarmos a salvação – por Amanda Rocha


“Leia a Bíblia e faça uma oração, se quiser crescer”, esse é um trecho de uma música infantil, mas os ensinamentos transmitidos são para todos de indiscriminada idade. Ansiar a Palavra de Deus tal qual um recém-nascido deseja o leite materno é imprescindível para crescimento espiritual. Em 1ª Pedro 2.2 lemos uma bela instrução “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação”, mas o apóstolo adverte de que antes devemos abandonar “toda maldade e todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência”, e isso implica em um novo nascimento; é necessário nascer de novo, nascer em Cristo, morrer para o mundo e buscar nova conduta, abandonar o velho homem e ser redirecionado segundo a vontade de Deus. De tal modo como uma criança precisa do alimento adequado para crescer saudável, o alimento espiritual fundamental ao desenvolvimento de todo aquele que nasce em Cristo é a sua Palavra, destaque-se que a falta de contato com esse sustento pode trazer consequências graves, a saber, em Oseias (4.6) verificamos que a ausência de conhecimento pode resultar em nossa própria destruição, devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. 



Apreciar os ensinamentos do Senhor é saber qual o caminho que Ele nos preparou, é trilhar esse caminho.  Outro aspecto, ademais a leitura da palavra, para o qual a música chama a atenção é o ato de orar, ressalto que não poucas vezes é essencial - além de ouvir a voz de Deus, o que nos é possível através da Bíblia – falar para Deus nossas aflições, o que sentimos e desejamos, tristezas, alegrias, adorá-lo, enfim, tudo isso é possível mediante a oração. 1Tessalonissenses 5.17 nos instrui a orar sem cessar. Embora infantil, a letra da música nos ensinar que ler a Bíblia e orar convém a quem almeja o crescimento espiritual.

Determinadas condutas acompanham aos que passam por transformação espiritual; dentre essas mudanças está o fortalecer-se nos valores que o Pai nos transmitiu, uma vez que são eternos e imutáveis. Os que estão em Cristo não devem relativizar tais valores. Um exemplo que podemos apontar no velho testamento é a história de Noé (leiam Gêneses 6.5-9). O mundo estava entregue aos próprios desejos, a humanidade praticava atos segundo suas próprias vontades, feriam a todo instante os princípios que Deus estabeleceu; mas ao olhar a terra, Deus viu que um homem não havia cedido aos distorcidos conceitos impostos pela sociedade de seu tempo, esse homem não relativizou sua fé, manteve-se firme em adorar e praticar as boas ações segundo as ordens do Criador, por isso Deus o salvou da condenação. 

Ainda em Gêneses (atentem 22.3-12) aprendemos que o desenvolvimento da fé é prova de transformação espiritual. Aquele que está em Cristo, firmado em seus valores, sabe que Jeová Jireh, proverá o que necessitarmos. Concederá força, sabedoria, coragem, cura, alimento, emprego, segurança, a própria fé e, essencialmente, a salvação.

Ler a Bíblia e orar também nos inclinará a mudar de postura diante de situações infortunas, vejam o exemplo de Pedro que negou a Cristo, no entanto após uma vida de amadurecimento espiritual foi capaz de afirmar ser seguidor de Jesus, assim, mesmo torturado e condenado à morte, preferiu ser morto a negar sua fé. Fortalecido, Pedro não se queixou, por contrário, o crescimento espiritual que desenvolveu o conduziu a agradecer a Deus por seus desígnios e é esse desenvolver do Espírito em nós que nos fará praticar a instrução de 1Ts. 5.18, por conseguinte, em tudo daremos graças para executar a vontade do Deus pai.

Ainda como resultado desse estilo de vida que tem a leitura da Bíblia e a oração como essenciais vislumbraremos o entregar-se a Deus, doar-se sem medidas, sem reservas, uma prática não apenas corriqueira, mas vital. E qual melhor exemplo de entrega que não a de Jesus, pois ele “se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai” (Gl. 1.4). Não há prova maior de amor que essa e se hoje o amamos é porque Ele nos amou primeiro. Imitemo-lo, façamos uma total entrega. Doemo-lo nosso corpo, alma, mente e coração. Dediquemos nossas vidas ao Senhor, alimentemo-nos da Escritura que “é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver” (2Tm.3.16). Leiamos a Bíblia e façamos sem cessar orações e que cresçamos.

A indicação de livro desta semana não poderia ser outro que não a Palavra de Deus. Leia a Bíblia Sagrada. Deus vos abençoe.




Amanda Rocha é professora. Escreve em ConTexto às quintas-feiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".