Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | A fome pelo poder tem deixado muita gente “desnutrida” - por Davi Geffson


Quem nunca passou um dia de fome? Quem nunca se deparou com aquele desejo exorbitante de fazer uma boa refeição a fim de saciar a fome? Todos nós, em algum momento, já nos encontramos assim. Mas hoje, quero dar destaque a outro tipo de fome, àquela que que perpassa a necessidade fisiológica, mas que tem como função alimentar o ego, falo da fome pelo poder.



Esta fome é perigosa, audaciosa e egocêntrica. O faminto pelo poder é capaz de tudo para manter-se nutrido, destrói caráter, corrompe bons costumes e torna-se até capaz de “eliminar” algum empecilho, por vezes humanos, que venham surgir em seu caminho. É o grande mal que tem assolado nosso meio social, não só o político, mas em todos os segmentos.

Empresas deixam de produzir com eficácia, sociedades perecem, a política que deveria ser voltada para o bem-estar social, encadeia-se pelas veredas do status, enquanto destaque do poder, ou seja, o egocentrismo para manter-se alimentado pelo poder, tem deixado muita gente desnutrida. É o emprego que falta, é o pão que não tem chegado à mesa, a escola que não recebe os devidos investimentos, a saúde pública que não dispões de uma boa assistência, enfim, enquanto os dominadores se fartam, os dominados perecem.

Flávio Leandro, em sua canção “chuva de honestidade”, deixa claro o que acontece:

“Eu sei que a chuva é pouca e que o chão é quente,
Mas, tem mão boba enganando a gente, secando o verde da irrigação.
Não! Eu não quero enchentes de caridade, só quero chuva de honestidade
Molhando as terras do meu sertão”.

Vamos matar de fome aqueles que têm fome pelo poder, vamos fazer viver aqueles que tem fome de honestidade, de ser do bem. O mundo não precisa de muita coisa para ser melhor, precisa apenas de pessoas melhores. Apenas um tijolo não é suficiente para erguer uma casa, mas quando unido com outros, logo é construída. Pense nisso!



Davi Geffson é mercadólogo e estudante de Letras. Escreve em ConTexto às segundas-feiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".