Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | A fome pelo poder tem deixado muita gente “desnutrida” - por Davi Geffson


Quem nunca passou um dia de fome? Quem nunca se deparou com aquele desejo exorbitante de fazer uma boa refeição a fim de saciar a fome? Todos nós, em algum momento, já nos encontramos assim. Mas hoje, quero dar destaque a outro tipo de fome, àquela que que perpassa a necessidade fisiológica, mas que tem como função alimentar o ego, falo da fome pelo poder.



Esta fome é perigosa, audaciosa e egocêntrica. O faminto pelo poder é capaz de tudo para manter-se nutrido, destrói caráter, corrompe bons costumes e torna-se até capaz de “eliminar” algum empecilho, por vezes humanos, que venham surgir em seu caminho. É o grande mal que tem assolado nosso meio social, não só o político, mas em todos os segmentos.

Empresas deixam de produzir com eficácia, sociedades perecem, a política que deveria ser voltada para o bem-estar social, encadeia-se pelas veredas do status, enquanto destaque do poder, ou seja, o egocentrismo para manter-se alimentado pelo poder, tem deixado muita gente desnutrida. É o emprego que falta, é o pão que não tem chegado à mesa, a escola que não recebe os devidos investimentos, a saúde pública que não dispões de uma boa assistência, enfim, enquanto os dominadores se fartam, os dominados perecem.

Flávio Leandro, em sua canção “chuva de honestidade”, deixa claro o que acontece:

“Eu sei que a chuva é pouca e que o chão é quente,
Mas, tem mão boba enganando a gente, secando o verde da irrigação.
Não! Eu não quero enchentes de caridade, só quero chuva de honestidade
Molhando as terras do meu sertão”.

Vamos matar de fome aqueles que têm fome pelo poder, vamos fazer viver aqueles que tem fome de honestidade, de ser do bem. O mundo não precisa de muita coisa para ser melhor, precisa apenas de pessoas melhores. Apenas um tijolo não é suficiente para erguer uma casa, mas quando unido com outros, logo é construída. Pense nisso!



Davi Geffson é mercadólogo e estudante de Letras. Escreve em ConTexto às segundas-feiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...