Pular para o conteúdo principal

Juntos pela Segurança? - por Oscar Mariano


A Guarda Municipal de Caruaru, foi criada durante na gestão do ex-prefeito José Queiroz, em 2010, onde naquela época havia 69 profissionais, depois de nove anos, a guarda de Caruaru terá o seu efetivo aumentado. A formação teve início no último dia 11 de março, onde serão mais de dois meses de intensos estudos, o que corresponderá a 520h, onde a formação possui um caráter humanizado e preventivo, traços de uma polícia comunitária. As disciplinas vão desde a responsabilidade social do agente público com a evolução social até às técnicas de abordagens como preconiza o estatuto geral das guardas municipais do Brasil (Lei Federal 13.022/14). A guarda Municipal de Caruaru, está com o efetivo muito abaixo do normal, atualmente o quantitativo existente é de apenas 37 guardas.

Temos que destacar a importância desse segmento para a segurança na cidade, tendo em vista que a intenção principal é o patrulhamento preventivo. O edital do concurso prevê que só serão nomeados os 50 melhores classificados durante as etapas do curso. Porém uma questão chamou-me a atenção, pois como é que no edital diz que serão nomeados os 50 melhores e colocam 100 para fazer o treinamento (academia)? Acredito que não pensaram nas expectativas e esperanças que colocaram nos corações destes futuros guardas, onde muitos tiveram que largar seus empregos para ingressar na academia, fato esse que nos deixa inquietos.

Caruaru possui uma população que se aproxima dos 400 mil habitantes; isso sem contar com os moradores das cidades circunvizinhas, e possui um efetivo de agentes de segurança pública abaixo do ideal. Segundo a Lei Federal 13.022/14, capítulo IV, artigo 7, inciso II, a quantidade de guardas municipais para Caruaru, seria no mínimo 200 e no máximo 1.500 homens/mulheres, ou seja, cobriria toda cidade, além de outra necessidade, daria para substituir todos os seguranças existentes hoje nas escolas municipais, que são de uma empresa terceirizada e que custou aos cofres públicos um “pequeno” valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

Para exemplificar algumas realidades, a cidade de Garanhuns - PE, que possui 140 mil habitantes, conta com 170 guardas municipais. Recentemente a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, também abriu processo seletivo para ampliação e reorganização do efetivo. Lá, ao final do curso, serão 130 guardas municipais atuando na capital da moda, com um fator importante, a guarda municipal de Santa Cruz é armada. Reafirmo que se faz necessário a contratação desses 100 novos guardas municipais que além de participarem de um curso por excelência, possuem muitas habilidades (cerca de 90% detém curso superior ou estão concluindo), ou seja, Caruaru ganhará e muito com esse efetivo.



Oscar Mariano é pós-graduando em Ciência Política

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".