Pular para o conteúdo principal

Psicóloga denuncia Conselho por ativismo contra o Escola Sem Partido: "É uma vergonha"

Conhecida por atuar contra a ideologia de gênero, o ativismo LGBT e outras pautas moralmente liberais, como a legalização do aborto e das drogas, a psicóloga Marisa Lobo utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira para se manifestar, dessa vez, contra o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

Psicóloga denuncia Conselho por ativismo contra o Escola Sem Partido: "É uma vergonha"


Marisa Lobo publicou imagens de um documento onde a autarquia (CRP-PR) se manifesta contra o projeto Escola Sem Partido, portanto, violando a sua competência legal ao cometer desvio de finalidade por se manifestar contra algo que não compete à fiscalização e regulamentação da psicologia no Brasil.

"Ativismo político descarado do Conselho de psicologia do Paraná, contra o Escola Sem Partido", escreveu Marisa. "É uma vergonha fazer parte desse conselho e ser OBRIGADA a pagar uma anuidade caríssima para que o CRP da minha profissão, use o dinheiro para fazer ativismo político".

Marisa levantou uma das principais críticas atualmente proferidas por vários psicólogos, que é o pagamento obrigatório de anuidades, algo também criticado pelo grupo Movimento Psicólogos em Ação, que tem reunido profissionais para a criação de uma chapa "apartidária, ética e científica" para concorrer às eleições do Conselho Federal de Psicologia.

"Eu não deveria ser OBRIGADA a pagar por isso, é opressão, é indigno, é ditadura, totalitarismo, sem falar que fere as diretrizes tão cobradas aos profissionais. Eu como pessoa posso [se manifestar politicamente], agora uma 'Autarquia' que nos obriga a pagar uma anuidade, é se aproveitar da 'audiência cativa' dos profissionais, já que somos obrigados e não temos alternativas, é ditadura", completou Marisa Lobo.

No documento divulgado pela psicóloga é possível observar o seguinte trecho: "O CRP-PR discorda dos projetos 'Escola sem Partido' e fortalece seu compromisso com a construção do conhecimento pautado num contexto de diversidades individuais e culturais e livres de ideologias autoritárias".

Marisa Lobo está certa

Ocorre que não é competência do CRP-PR, nem de nenhum outro Conselho de classe profissional se manifestar sobre quaisquer assuntos de natureza política, salvo os que dizem respeito, exclusivamente, à: 01 - fiscalização; 02 - regulamentação da profissão, conforme especifica a lei referente a atuação desses órgãos - públicos - da administração indireta.

Esse tipo de manifestação pode ser configurada como desvio de finalidade dos gestores, o que significaria improbidade administrativa, crime esse passível de punição. Para entender melhor essa questão, leia: "Aparelhamento ideológico na psicologia - Do pensamento científico ao sindicalismo".

E também: "Psicologia política - Como militantes manipulam a psicologia para impor suas ideologias".

Veja às imagens abaixo (clique para ampliar):





Fonte: Opinião Crítica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem