Pular para o conteúdo principal

Artigo | O futuro do Polo de Confecções do Agreste - por Jorge Xavier


Sou natural do Agreste pernambucano e defensor do Polo de Confecções do Agreste. Cresci às margens da BR 104, vendo o desenvolvimento desse Polo, inicialmente Santa Cruz, Toritama e Caruaru e depois as mais de 30 cidades que hoje produzem moda na região. E nesses meus 44 anos, dediquei pelo menos 20 anos ao segmento têxtil e vi muita coisa acontecer por aqui, vi grandes empresas quebrarem, vi pessoas que passavam fome e hoje estão ricas, vi empresas de mais de 40 anos que hoje não existem mais (Triste), mas sobretudo vi crescer uma terra de oportunidades, aqui é lugar de oportunidades, só não trabalha quem não quer. Mas ultimamente esse Polo tem sofrido bastante, antes tínhamos pelo menos 4 meses bons de vendas: Maio e junho, novembro e dezembro, hoje se resume apenas a 2 semanas em junho e 2 em dezembro. Recentemente tive a informação que tem lojistas no Parque 18 de Maio fechando as portas e isso é ruim.

Essa região ainda é o motor da economia desse estado. Mas o que fazer? De quem é a culpa? Dos governantes? Dos empresários? Acredito que um pouco de cada. Acredito que algumas medidas precisam ser tomadas, por parte de todos, pois se não dermos as mãos e levantarmos a cabeça a situação ficará cada vez pior.

Acredito que o investimento em tecnologia é uma das saídas, afinal estamos na era da indústria 4.0 onde o domínio tecnológico se faz presente: A inteligência artificial, a análise de dados, os Chat bots (Robôs virtuais), podem e devem ser utilizados para alavancar as vendas também no seguimento de moda, sei que algumas empresas da região já começaram a utilizar algumas ferramentas, mas de forma ainda muito tímida, é preciso uma imersão nesse mundo virtual que tem se tornado cada vez mais real.

Acredito que uma outra saída é o incentivo a criação de cooperativas, pois leva desenvolvimento econômico para as cidades, pulveriza e diversifica cada vez mais a produção, a geração de emprego e distribuição de renda, com o cooperativismo você consegue baratear os custos de produção, consequentemente se torna mais competitivo, para isso o governo precisa desburocratizar a legislação. Conheço cidades pequenas que implantaram o sistema de cooperativas e estão muito bem, produzindo,  gerando emprego e renda a baixo custo.

Os governantes de uma forma geral precisam voltar os olhos para essa região, aqui, crescemos sem qualquer incentivo ou ajuda governamental, o único olhar que eles tinham era o de cobrar altos impostos e sufocar o pequeno empreendedor. É preciso investir e entender a força que tem essa região, precisamos de representantes sérios que sejam realmente comprometidos com essa causa, o que vemos nas cidades da região é apenas um revezamento de famílias que se perpetuam no poder e nunca sequer olharam para esse setor com os olhos de quem verdadeiramente coloca a mão na massa ou no pano. Mas não percamos a esperança, ainda existem alguns remanescentes que querem mudar a realidade dessa região.

Não me coloco aqui como dono da verdade, mas aberto a debater no campo das ideias sobre essa importante matriz econômica, que é o POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE.




Jorge Xavier é empresário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...