Pular para o conteúdo principal

Crônicas e Poesias | Fogueira...é pra que mesmo? - por Nelson Lima


Sobre a origem desse costume de ascender uma fogueira no dia de São João, o jornal, A Folha de São Paulo, diz:



“A tradição . . . está ligada ao culto do deus Sol, homenageado para que não se afaste muito da Terra e evite invernos rigorosos e estiagens longas”.

Embora, é lógico, para a Igreja Romana, isso teve início com a história de que Elizabete costumava visitar Maria, mãe do Senhor Jesus Cristo. Segundo a tradição Católica, que nesse caso mistura historicidade bíblico-canônica com “pura imaginação” sem criatividade, Elizabete disse a Maria que iria dar a luz um filho. Para dar um sinal a Maria que isso ocorreria, ela ascenderia uma fogueira e assim o fez. Quando Maria viu a fogueira, lembrou do sinal, e indo em sua direção, encontrou João, o futuro “Batista”, ainda bebê. – Cfr. Lc. i.1-45
Digo eu: Elizabete!? Com um pouco mais de atenção teriam corrigido esse erro, embora não altere em nada. Gostei dessa colocação - mistura historicidade bíblico-canônica com “pura imaginação” sem criatividade. Eu de minha parte, desconsidero esse suposto sinal. E mais uma vez digo, não altera em nada a vinda ao mundo desses dois gigantes do cristianismo: João e Jesus.
Lógico que se precisa ser muito “crédulo” pra achar que isso é verdade. A história mostra conclusivamente que a fogueira era um símbolo no culto do deus sol. O matutino La Vanguardia, de Barcelona, Espanha, admitiu que a festividade inteira realmente “representa a cristianização do solstício de verão”. Este evento astronômico, quando o sol parece cessar sua movimentação em direção ao norte ou ao sul, deu origem a festividades e folias licenciosas entre os antigos pagãos.
Mesmo colocando personagens cristãos para cristianizar, devemos nos lembrar que o fundo histórico de tudo isso é pagão, em adoração ao deus do sol.

Digo eu: Para mim ponto final. Não tem nenhuma relação com qualquer João que seja da Bíblia. Cristão crê e segue princípios de cristão. E se você diz que acende fogueira só para brincar em família e vizinhança; você diz que é para assar milho e tomar um bom vinho; você diz que é só para servir de suporte para brincadeiras das mais tradicionais como: a pescaria, o correio elegante, a cadeia, o tiro ao alvo, as argolas e a boca do palhaço; ou se você diz que é para clarear o terreiro, rua, quintal com atividades brincantes que além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças e demais pessoas, por que não faz isso o ano todo?

Pesquisa.
1ª fonte: Bíblia



Nelson Lima é teatrólogo e poeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...