Pular para o conteúdo principal

Artigo | Jingles, não vão faltar - por Oscar Mariano


Sempre escutamos que o dinheiro utilizado nos municípios, são dos impostos arrecadados a exemplo do IPTU, ISS entre outros. Além de verbas federais e estaduais, que são muitas vezes destinadas por deputados daquela cidade ou região, mas que esses valores também vão para os cofres públicos, graças as centenas de impostos que pagamos todos os meses. Ou seja, grande parte do dinheiro empregado nas obras, educação, saúde e melhorias das cidades, estados e país, sai do nosso bolso.

Infelizmente, escutamos e presenciamos o uso deste dinheiro aplicado em certas ações, que nos levam a reflexão. A exemplo do contrato* que a Prefeitura Municipal de Caruaru, realizou no último  dia 23 de julho, onde contratou uma empresa para o fornecimento de carro de som, pelo valor de R$ 470.400,00 (Quatrocentos e setenta mil e quatrocentos reais, no período de um ano. Se não bastasse o valor, outro ponto de observação é a quantidade de horas disponíveis no contrato, pois são simplesmente 9.800 horas. Ora, se calcularmos a quantidade de horas num ano, teremos 8.760 horas, ou seja, tem horas sobrando nesse contrato.

Outro ponto que podemos analisar, é que se colocarmos o número mínimo de carros, no minímo três, e fizermos a conta destes trabalhando oito horas, de segunda a sexta, teremos 480h/mês, onde ainda teremos no final do contrato oito meses de veiculação. Uma pergunta fica no ar: Por que um investimento tão alto em apenas uma mídia? Visto que carro de som, não pode circular em várias ruas de Caruaru, a exemplo do centro da cidade. Por que não utilizar rádio, TV, panfletos informativos?

Precisamos exercer cada vez mais nosso papel de cidadão, pois nao adianta darmos nosso voto, nossa confiança e não fiscalizarmos o trabalho do gestor. Afinal de contas, o dinheiro aplicado no município de Caruaru, é meu, é seu. Então, precisamos estar de olhos bem abertos, pois o jingle pode ser bonito, mas o resultado nem sempre é o divulgado.

* A informação consta no Diário Oficial do Município do dia 23//07/2019, página 54 (diario-oficial.caruaru.pe.gov.br).



Oscar Mariano é pós-graduando em Ciência Política

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.