Mais uma vez nos encontramos por aqui, espero que tenha “???CURTIDO???”
o nosso texto da semana passada sobre “O ‘novo’ obsoleto”. Hoje quero pensar
junto com vocês num tema bem apropriado para este mês onde muitos comemoram o
Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade; então “partiu”, a pergunta é para
onde foram as curtidas? Cadê meus likes? Quem sou? Sério, sem exageros.
Nos últimos dias muito se comentou sobre o novo modelo de
visualização do Aplicativo Instagran, onde não se apresenta mais a quantidade
de curtidas das fotos no feed. Li uma matéria esta semana, muito interessante
onde se aborda o assunto e trás algumas afirmações sobre este novo modelo;
segue algumas destas afirmações parafraseadas:
“a medida da eliminação das curtidas foi para proteger a auto estima de
seus usuários”, na sequência outra afirmação foi que “a Competição por cliques
tinha motivado a decisão da empresa; e que psicólogos consideram necessidade de
aprovação em posts um risco à saúde mental”.
“Uau, a que ponto chegamos como seres de relacionamento,
bem no mês da amizade?”
Assisti há alguns anos atrás uma apresentação de dados
populacionais e hábitos de consumo, onde se previa este momento que vivemos, dando
o nome de “Cultura da Celebridade”, caracterizada por muito
contato e pouco vínculo, muita exposição, sem nenhuma aproximação real, muita abertura
de portas que nem sequer estavam fechadas.
A ideia da autoestima baseada na curtida do
“outro”, revela a fragilidade nos relacionamentos, relacionamentos que já são
frutos de vidas frágeis, refletindo e se apareando com outras vidas também
frágeis, este tipo de aproximação gera uma relação de co-dependência,
alimentada por carências em comum.
Uma vida baseada e edificada em curtidas,
histories, hashtags, pode ser uma externalização da ausência de vínculos,
cultura da celebridade.
Esta fragilidade leva o ser humano, a ter
muitos contatos em busca de likes para produção de uma pseudo afirmação de suas
ações.
Então, como proteger a saúde mental de uma
mente faminta por aceitação?
O esconder das curtidas, dos likes, não “deu
ruim”, pelo contrário, foi ótimo para a exposição destas fragilidades. Isso nos
mostra o quanto como seres humanos estamos carentes e ao mesmo tempo perdidos
em relação a razão principal da vida e como os vínculos se apresentam tão
delicados.
Na busca acelerada de aceitação, podemos
correr o risco de esquecermos que já fomos aceitos, amados, chamados, perdoados
e temos a nossa disposição um relacionamento eterno com vínculos enraizados em
terreno profundo e frutífero.
A bíblia nos afirma...
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei,
para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo
quanto em meu nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo conceda”. João
15:16
Numa versão aproximada...
“Não foi você que me
seguiu a Mim, mas Eu que segui você antes, te dei likes, porque eu curto você,
você é amado, EU promovi seus histories, conheço sua localização todos os dias,
e te chamei para que permaneças firmes no propósitos da vida, mesmo que os
likes se escondam, e não se revelem a ti. E te afirmo, o que colocaremos no
fedd do teu coração em nome do meu Pai, farei que realizes”. #Johnquinzedezesseis
Resumo crendo que Jesus é nossa maior e melhor afirmação,
Ele já nos deu o “like” mais especial, a “life”, portanto viva, não espere
curtidas, apenas viva, se encontre no propósito divino, sabendo sempre que o
autor de tudo AMA você e já tem seus histories preenchidos antes que nenhum
deles ainda existisse. Com ELE você não tem risco de “flopar”.
Sim, quase esqueci, Feliz mês das amizades reais e dos
vínculos sinceros e duradouros, pois amigo de verdade não manda recado, porque
está sempre perto.
Portanto, vão
e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e
do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu (Jesus) estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu (Jesus) estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20
“Mitou,
vlw”.
Eduardo Freire é
publicitário, pós-graduado em Marketing Corporativo, e pastor sênior da Igreja
Com Propósito em Caruaru-PE
Amém!
ResponderExcluirAmèm
ResponderExcluirSim e 🙏🙏🙏
ResponderExcluirVocê é um gênio amigo Eduardo Freire!!!
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