Pular para o conteúdo principal

Inovação e fé | Bem me like, mal me like - por Eduardo Freire

Mais uma vez nos encontramos por aqui, espero que tenha “???CURTIDO???” o nosso texto da semana passada sobre “O ‘novo’ obsoleto”. Hoje quero pensar junto com vocês num tema bem apropriado para este mês onde muitos comemoram o Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade; então “partiu”, a pergunta é para onde foram as curtidas? Cadê meus likes? Quem sou? Sério, sem exageros.

Nos últimos dias muito se comentou sobre o novo modelo de visualização do Aplicativo Instagran, onde não se apresenta mais a quantidade de curtidas das fotos no feed. Li uma matéria esta semana, muito interessante onde se aborda o assunto e trás algumas afirmações sobre este novo modelo; segue algumas destas afirmações parafraseadas:  “a medida da eliminação das curtidas foi para proteger a auto estima de seus usuários”, na sequência outra afirmação foi que “a Competição por cliques tinha motivado a decisão da empresa; e que psicólogos consideram necessidade de aprovação em posts um risco à saúde mental”.

“Uau, a que ponto chegamos como seres de relacionamento, bem no mês da amizade?”



Assisti há alguns anos atrás uma apresentação de dados populacionais e hábitos de consumo, onde se previa este momento que vivemos, dando o nome de “Cultura da Celebridade”, caracterizada por muito contato e pouco vínculo, muita exposição, sem nenhuma aproximação real, muita abertura de portas que nem sequer estavam fechadas.

A ideia da autoestima baseada na curtida do “outro”, revela a fragilidade nos relacionamentos, relacionamentos que já são frutos de vidas frágeis, refletindo e se apareando com outras vidas também frágeis, este tipo de aproximação gera uma relação de co-dependência, alimentada por carências em comum.

Uma vida baseada e edificada em curtidas, histories, hashtags, pode ser uma externalização da ausência de vínculos, cultura da celebridade.

Esta fragilidade leva o ser humano, a ter muitos contatos em busca de likes para produção de uma pseudo afirmação de suas ações.

Então, como proteger a saúde mental de uma mente faminta por aceitação?

O esconder das curtidas, dos likes, não “deu ruim”, pelo contrário, foi ótimo para a exposição destas fragilidades. Isso nos mostra o quanto como seres humanos estamos carentes e ao mesmo tempo perdidos em relação a razão principal da vida e como os vínculos se apresentam tão delicados.

Na busca acelerada de aceitação, podemos correr o risco de esquecermos que já fomos aceitos, amados, chamados, perdoados e temos a nossa disposição um relacionamento eterno com vínculos enraizados em terreno profundo e frutífero.

A bíblia nos afirma...
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo conceda”. João 15:16

Numa versão aproximada...
“Não foi você que me seguiu a Mim, mas Eu que segui você antes, te dei likes, porque eu curto você, você é amado, EU promovi seus histories, conheço sua localização todos os dias, e te chamei para que permaneças firmes no propósitos da vida, mesmo que os likes se escondam, e não se revelem a ti. E te afirmo, o que colocaremos no fedd do teu coração em nome do meu Pai, farei que realizes”. #Johnquinzedezesseis

Resumo crendo que Jesus é nossa maior e melhor afirmação, Ele já nos deu o “like” mais especial, a “life”, portanto viva, não espere curtidas, apenas viva, se encontre no propósito divino, sabendo sempre que o autor de tudo AMA você e já tem seus histories preenchidos antes que nenhum deles ainda existisse. Com ELE você não tem risco de “flopar”.

Sim, quase esqueci, Feliz mês das amizades reais e dos vínculos sinceros e duradouros, pois amigo de verdade não manda recado, porque está sempre perto.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu (Jesus) estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:19,20
“Mitou, vlw”.



Eduardo Freire é publicitário, pós-graduado em Marketing Corporativo, e pastor sênior da Igreja Com Propósito em Caruaru-PE

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...