Pular para o conteúdo principal

Inovação e fé | Bem me like, mal me like - por Eduardo Freire

Mais uma vez nos encontramos por aqui, espero que tenha “???CURTIDO???” o nosso texto da semana passada sobre “O ‘novo’ obsoleto”. Hoje quero pensar junto com vocês num tema bem apropriado para este mês onde muitos comemoram o Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade; então “partiu”, a pergunta é para onde foram as curtidas? Cadê meus likes? Quem sou? Sério, sem exageros.

Nos últimos dias muito se comentou sobre o novo modelo de visualização do Aplicativo Instagran, onde não se apresenta mais a quantidade de curtidas das fotos no feed. Li uma matéria esta semana, muito interessante onde se aborda o assunto e trás algumas afirmações sobre este novo modelo; segue algumas destas afirmações parafraseadas:  “a medida da eliminação das curtidas foi para proteger a auto estima de seus usuários”, na sequência outra afirmação foi que “a Competição por cliques tinha motivado a decisão da empresa; e que psicólogos consideram necessidade de aprovação em posts um risco à saúde mental”.

“Uau, a que ponto chegamos como seres de relacionamento, bem no mês da amizade?”



Assisti há alguns anos atrás uma apresentação de dados populacionais e hábitos de consumo, onde se previa este momento que vivemos, dando o nome de “Cultura da Celebridade”, caracterizada por muito contato e pouco vínculo, muita exposição, sem nenhuma aproximação real, muita abertura de portas que nem sequer estavam fechadas.

A ideia da autoestima baseada na curtida do “outro”, revela a fragilidade nos relacionamentos, relacionamentos que já são frutos de vidas frágeis, refletindo e se apareando com outras vidas também frágeis, este tipo de aproximação gera uma relação de co-dependência, alimentada por carências em comum.

Uma vida baseada e edificada em curtidas, histories, hashtags, pode ser uma externalização da ausência de vínculos, cultura da celebridade.

Esta fragilidade leva o ser humano, a ter muitos contatos em busca de likes para produção de uma pseudo afirmação de suas ações.

Então, como proteger a saúde mental de uma mente faminta por aceitação?

O esconder das curtidas, dos likes, não “deu ruim”, pelo contrário, foi ótimo para a exposição destas fragilidades. Isso nos mostra o quanto como seres humanos estamos carentes e ao mesmo tempo perdidos em relação a razão principal da vida e como os vínculos se apresentam tão delicados.

Na busca acelerada de aceitação, podemos correr o risco de esquecermos que já fomos aceitos, amados, chamados, perdoados e temos a nossa disposição um relacionamento eterno com vínculos enraizados em terreno profundo e frutífero.

A bíblia nos afirma...
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo conceda”. João 15:16

Numa versão aproximada...
“Não foi você que me seguiu a Mim, mas Eu que segui você antes, te dei likes, porque eu curto você, você é amado, EU promovi seus histories, conheço sua localização todos os dias, e te chamei para que permaneças firmes no propósitos da vida, mesmo que os likes se escondam, e não se revelem a ti. E te afirmo, o que colocaremos no fedd do teu coração em nome do meu Pai, farei que realizes”. #Johnquinzedezesseis

Resumo crendo que Jesus é nossa maior e melhor afirmação, Ele já nos deu o “like” mais especial, a “life”, portanto viva, não espere curtidas, apenas viva, se encontre no propósito divino, sabendo sempre que o autor de tudo AMA você e já tem seus histories preenchidos antes que nenhum deles ainda existisse. Com ELE você não tem risco de “flopar”.

Sim, quase esqueci, Feliz mês das amizades reais e dos vínculos sinceros e duradouros, pois amigo de verdade não manda recado, porque está sempre perto.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu (Jesus) estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:19,20
“Mitou, vlw”.



Eduardo Freire é publicitário, pós-graduado em Marketing Corporativo, e pastor sênior da Igreja Com Propósito em Caruaru-PE

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.