Pular para o conteúdo principal

Política em movimento | Pessoas, Lugares e Circunstâncias, Parte 2 (Lugares) - por André Santos


Nessa semana vamos dar continuidade à nossa série aqui na coluna sobre coisas que atrapalham nossos agentes públicos de sempre pensarem nas próximas eleições e não nas próximas gerações.

Muito se diz que as eleições são a festa da democracia, e realmente se fomos buscar o significado da palavra festa (reunião de pessoas com fins recreativos) vimos que expressa bem o sentimento de todo o período eleitoral, quando os políticos saem dos seus gabinetes e tomam as ruas em contato direto com a população que a cada dois anos no Brasil tem a esperança que algo irá mudar em suas vidas. Porém a impressão que fica e que os políticos só têm a intenção de sair dos seus "lugares" quando precisam renovar ou tentar de alguma forma um mandato, estão presos a suas rotinas muitas vezes não muito republicanas que os bastidores e os contratos não muito honestos parecem o melhor lugar para eles estarem durante todos os seus mandatos.



Entretanto, a população está mais cansada de tomar um posicionamento do lugar da mudança. Na última "festa da democracia" quase 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições de 2018 em todo País, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas porque cada vez tanto a população e os políticos estão em lugares diferentes? Falta de credibilidade pode-se dizer que é a resposta.

Nossa gente não se sente mais representada por uma democracia em que o executivo não consegue aprovar seus compromissos de campanha por causa muitas vezes de um parlamento fisiológico e corporativista que não fica no bem geral e sim no quanto vai ganhar politicamente e não do resultado prático. Nesse lugar, apenas os ratos gostam de estar – afinal são atraídos pelo esgoto. Enquanto não houver transparência e pensamento técnico na maneira de gerir o bem público, iremos sempre estar em lugar distante da verdadeira mudança.


André Santos é pós-graduado em Gestão Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...