Pular para o conteúdo principal

Política em movimento | Pessoas, Lugares e Circunstâncias, Parte 2 (Lugares) - por André Santos


Nessa semana vamos dar continuidade à nossa série aqui na coluna sobre coisas que atrapalham nossos agentes públicos de sempre pensarem nas próximas eleições e não nas próximas gerações.

Muito se diz que as eleições são a festa da democracia, e realmente se fomos buscar o significado da palavra festa (reunião de pessoas com fins recreativos) vimos que expressa bem o sentimento de todo o período eleitoral, quando os políticos saem dos seus gabinetes e tomam as ruas em contato direto com a população que a cada dois anos no Brasil tem a esperança que algo irá mudar em suas vidas. Porém a impressão que fica e que os políticos só têm a intenção de sair dos seus "lugares" quando precisam renovar ou tentar de alguma forma um mandato, estão presos a suas rotinas muitas vezes não muito republicanas que os bastidores e os contratos não muito honestos parecem o melhor lugar para eles estarem durante todos os seus mandatos.



Entretanto, a população está mais cansada de tomar um posicionamento do lugar da mudança. Na última "festa da democracia" quase 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições de 2018 em todo País, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas porque cada vez tanto a população e os políticos estão em lugares diferentes? Falta de credibilidade pode-se dizer que é a resposta.

Nossa gente não se sente mais representada por uma democracia em que o executivo não consegue aprovar seus compromissos de campanha por causa muitas vezes de um parlamento fisiológico e corporativista que não fica no bem geral e sim no quanto vai ganhar politicamente e não do resultado prático. Nesse lugar, apenas os ratos gostam de estar – afinal são atraídos pelo esgoto. Enquanto não houver transparência e pensamento técnico na maneira de gerir o bem público, iremos sempre estar em lugar distante da verdadeira mudança.


André Santos é pós-graduado em Gestão Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.