Pular para o conteúdo principal

Quatro argumentos breves contra o abandono dos estudos clássicos no Brasil e, em particular, nas faculdades ditas de Letras – por Sergio Pachá


Primeiro: A civilização do Ocidente é a continuação da civilização greco-latina informada pela ética judaico-cristã. Ora, em grego e em latim escreveram-se obras de tal perfeição, que se foram da lei da morte libertando, como diria Camões. Logo, a nenhum homem que se queira civilizado e preze o honesto estudo será lícito ignorá-las.

Segundo: A tradução do grego e do latim, línguas altamente flexionais, é um dos mais belos tirocínios de precisão e rigor. Assim, com ilustrar a inteligência, serve também de coadjuvante na formação do caráter.


Terceiro: A língua portuguesa é uma das formas assumidas pelo latim vulgar no volver dos séculos. O mesmo vale para as demais línguas românicas. Quanto ao inglês, embora pertença à família germânica, possui vastíssimo contingente de vocábulos de origem latina, nele introduzidos desde seus primórdios anglo-saxões e, muito principalmente,  a partir da conquista  franco-normanda ou por empréstimo erudito. Já o grego forneceu e fornece a todas as línguas de cultura elementos inesgotáveis para a formação de neologismos em todas as áreas do conhecimento, da astronomia à zoologia. Pretender, pois, conhecer (e ensinar!) uma língua neolatina , ou mesmo inglês, sem conhecer bem o latim e ter ao menos rudimentos de grego, é um claro contra-senso.

Quarto: As literaturas européias, sobretudo a partir do Renascimento, retomam, glosam e imitam os gêneros literários e a riquíssima temática da Antigüidade Clássica. Um professor de português, de francês, de inglês, etc., que não tenha lido, e bem, Virgílio, Horácio, Sêneca (para só ficarmos com os latinos, que, por sua vez, foram no encalço dos gregos), jamais poderá abrir a boca e dizer coisa com coisa a respeito de Camões, de Ronsard, de Shakespeare. Será melhor que vá plantar batatas na Beócia ou que se entregue à crítica estruturalista – o que, em termos de cultura, vem a ser rigorosamente a mesma coisa.

Sergio Pachá, ex-lexicógrafo da Academia Brasileira de Letras


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

1° Congresso dos Diáconos Batistas acontece em Caruaru

 Aconteceu em Caruaru o 1º Congresso dos Diáconos Batistas do Agreste nos dias 20 e 21 de setembro. Durante a programação, abordou-se o tema “A excelência do Ministério Diaconal”, que gerou reflexões sobre o aprimoramento da prática do diaconato.  Promovido pela Associação dos Diáconos Batistas do Agreste (ADBA-PE), o congresso foi realizado na Igreja Batista Pinheirópolis (IGBAPI). O evento contou com os seguintes preletores: Luzeni Dantas, ministra da Família e Educadora Cristã da Primeira Igreja Batista em Caruaru; Jairo Siqueira, pastor da Segunda Igreja Batista em Lajedo-PE e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Agreste; e Silvio Lima, pastor da Primeira Igreja Batista em Taquaritinga do Norte-PE e presidente da Associação Batista Agrestina. O louvor ficou por conta do Ministério de Louvor da IGBAPI; do cantor Jonas Souza; da cantora Laís Ellen e do pastor Marcos Paulo, líder da Igreja Batista Emanuel em Caruaru.  O presidente da ADBA-PE, Pedro Araújo, avaliou positivament

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem