Pular para o conteúdo principal

Crônicas e Poesias | Luar da Estação - por Nelson Lima



E a Lua ao longe por cima do armazém, espera qual vai ser a decisão...

Inaugurada em 1895, funcionou por muitos anos transportando passageiros e cargas comerciais, além de também integrar ações voltadas aos festejos juninos com as viagens do "Trem do Forró" durante o mês de junho. Hoje o trem não passa mais, mas o local deu abrigo para a realização de diversos eventos culturais na cidade durante todo o ano.

Desde 2010, quando comecei a frequentar a Estação por conta das atividades culturais lá desenvolvidas, que observo o comportamento da Lua. Desde o nascente ao “morrente” (como dizia o saudoso Coronel Ludugero). Em 2012, acho eu, que, onde funcionava a Casa dos Artistas mantida pelo poeta Valdez Soares, passou a se instalar a sede provisória da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, parceria da qual somos agradecidos ao Valdez e passando a somar artes com as Casas que já estavam lá, a saber: Boi, Pife e Teatro. Até que em agosto de 2014 conseguimos uma Casa (espaço), e colocamos o nome de Casa do Cordel, mantendo assim a nomenclatura existente: Casa do Boi, Casa do Pife, Casa do Mamusebá. Nessa mesma data, se instalou a Casa da Capoeira, que passou a ser nosso vizinho de tábua.  

E a Lua sempre deu seu ar da graça, mas aos poucos foi se distanciando...

Doravante começou um zum zum zum, de que aquelas casas iam ser derrubadas e etc. etc. Entra gestores e sai gestores da Fundação de Cultura e cada um com mil e uma ideias para o local. Ah, esclarecendo:

A Fundação de Cultura e Turismo é o órgão responsável por executar políticas de cunho cultural, em todas as suas dimensões e expressões. Tem como objetivo principal a promoção, o apoio, o incentivo, a preservação e a difusão das identidades e produções culturais de Caruaru de forma estruturadora e sistêmica focada na inclusão social, no acesso e na diversidade cultural.

E a Lua ao longe por cima do armazém, espera qual vai ser a decisão...

Nas minhas pesquisas constatei que após de mais de uma década de ocupação irregular da Estação Ferroviária, a Prefeitura de Caruaru conseguiu o direito real de uso do espaço. No dia 17 de julho de 2018, foi publicado, no Diário Oficial da União, o termo de cessão de uso concedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao município.


Ainda em 2017, foram criadas duas comissões – uma da gestão municipal e uma do Conselho de Cultura – para debaterem (e parece que esse debate nunca existiu) o processo de organização da estação ferroviária junto com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

E o Coletivo de Artistas que preservam a Estação há mais de uma década? Nem são citados para participarem de tais debates, isso sim. Só sabem que as Casas vão ser derrubadas e bla bla bla...


E a Lua ao longe por cima do armazém, espera qual vai ser a decisão...

Nessas alturas já são vários órgãos envolvidos - tirando-se claro a comissão municipal do Conselho de Cultura, temos: Fundação de Cultura, Transnordestina, ANTT, DNIT, Fundarpe e Iphan.


Reconheço que a gestão da Prefeita Raquel Lyra conseguiu fazer os reparos e oficializar esta cessão no tempo recorde de um ano e meio. A cessão é gratuita pelo prazo de 20 anos, condicionada ao uso turístico e cultural dos espaços”. Enquanto isso...

A Lua ao longe por cima do armazém, espera qual vai ser a decisão...


Nelson Lima é teatrólogo e poeta

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...