Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | A concorrência dos polos de confecções – por Jorge Xavier


O segmento de moda é muito diversificado e muito concorrido também, alguns polos de confecções espalhados pelo Brasil têm buscado melhorias e investimentos por parte do setor público e ou privado. O que podemos observar em diversas regiões do país é que cada estado ou região está inovando e querendo melhorar a cada dia para conquistar novos espaços.


O governo de Goiás por exemplo, lançou um projeto audacioso, pretende alavancar a indústria da moda no Estado, para transformá-lo no segundo maior produtor do País, e poderá contar com a ajuda do cooperativismo para o projeto. A partir do projeto Goiás na Moda, a ideia é aproveitar que o Estado já é forte em distribuição nesse segmento e impulsionar também a produção.

A ideia é investir no modelo de negócio cooperativista já que o mesmo pode contribuir com a geração de emprego, renda e inclusão social, a partir da criação de cooperativas.



A região de Divinópolis, no interior de Minas e mais 18 cidades, está buscando uma certificação (selo coletivo de qualidade) para os produtores locais, a região é conhecida por produzir moda de qualidade e fornece para diversas marcas e shoppings. A intenção é certificar os clientes que os produtos são produzidos na região, já que nos últimos anos vinham perdendo mercado, pois alguns empresas estava apenas fazendo a troca das etiquetas, com isso eles pretendem também impulsionar a economia local com a geração de emprego e renda.

Já o Rio Grande do Norte tem investido no sertão do Seridó, desde 2013, o projeto que integra Governo do Estado, Sebrae, Senai e empresas, com isso eles capacitaram mais de 4 mil pessoas em diversas especialidades. A sustentabilidade do projeto foi pensada não só para a criação de novas fábricas, mas também para oferecer a capacitação necessária e os subsídios financeiros através de parceria firmada com o Banco do Nordeste, que oferece linhas de crédito para os microempreendedores. A ideia também foi pensada. dia de parceria com grandes clientes, a produção é praticamente toda vendida para o Grupo Guararapes (Riachuelo), Hering, C&A, Rener e Calvin Klein.

E Pernambuco como o segundo maior produtor de moda do país, o que tem feito? Será que os nossos governantes a nível estadual e municipais tem realmente se preocupado com o nosso polo de confecções do Agreste? Por enquanto tenho visto muito pouco ou quase nada no tocante a nossa região. É fundamental que todos deem as mãos para fomentar o crescimento e desenvolvimento da mais importante matriz econômica da região, o Polo carece de investimentos em diversas áreas como, segurança, melhoramento das rodovias, e sobretudo Caruaru precisa urgentemente investir na sua feira.


Jorge Xavier é empreendedor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem