Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | Para pessoas rasas, é impossível ser profundo – por Davi Geffson


Quem nunca pegou um livro e fez uma avaliação apenas ao observar a capa? Pois é, certamente, você foi uma dessas pessoas que depositou um juízo de valor á uma obra sem nem sequer ler a sinopse. Se pararmos para pensar agimos dessa maneira todos os dias, sempre existe algo que não sabemos, mas que teimamos em opinar como se conhecêssemos.

Em uma sociedade remota, parar para analisar o que há dentro é uma “perca de tempo”, é ficar um passo atrás, entretanto, a leitura superficial não nos deixa enxerga o que há de extraordinário, é por isso que muitas vezes somos taxados como sendo “pouca coisa”, mas é claro, para pessoas rasas é impossível ser profundo.



Você é um “livro”, nós somos “livros”, somos obras com capa, sinopse e história, os vivos sem fim determinado, os mortos com suas histórias concluídas, porém, não estáticas, sempre vivas e ensinando aos vivos. Conhecer esse livro, que somos, não se pode fazendo uma leitura só da capa, até porque tem capa que não tem nada a ver com a história que se encontra no interior.

Por isso, ao ser avaliado por alguém, não se reprima, principalmente, por aqueles que só veem o que está por fora, quem não quer ler a história, fica apenas nas suposições, nos “achismos”, escravos e perdidos no “se”. Continue sua história, talvez o início ou o momento em que vive não seja o melhor ou aquilo que desejas, porém, é a sua história, no fim, tudo fará sentido, não pare de escrevê-la. Quando aos leitores, que façam suas análises, somos apenas protagonistas entre coadjuvantes.

A capa pode enganar,
Pois não diz tudo que tem
Quem da história se abstém
Não deveria opinar,
Deveria, sim, calar
E buscar a consistência
Agindo com a prudência
De primeiro conhecer
Para ao outro poder ver
Com os olhos da consciência


Pense nisso!



Davi Geffson é mercadólogo e estudante de Letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...