Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | Para pessoas rasas, é impossível ser profundo – por Davi Geffson


Quem nunca pegou um livro e fez uma avaliação apenas ao observar a capa? Pois é, certamente, você foi uma dessas pessoas que depositou um juízo de valor á uma obra sem nem sequer ler a sinopse. Se pararmos para pensar agimos dessa maneira todos os dias, sempre existe algo que não sabemos, mas que teimamos em opinar como se conhecêssemos.

Em uma sociedade remota, parar para analisar o que há dentro é uma “perca de tempo”, é ficar um passo atrás, entretanto, a leitura superficial não nos deixa enxerga o que há de extraordinário, é por isso que muitas vezes somos taxados como sendo “pouca coisa”, mas é claro, para pessoas rasas é impossível ser profundo.



Você é um “livro”, nós somos “livros”, somos obras com capa, sinopse e história, os vivos sem fim determinado, os mortos com suas histórias concluídas, porém, não estáticas, sempre vivas e ensinando aos vivos. Conhecer esse livro, que somos, não se pode fazendo uma leitura só da capa, até porque tem capa que não tem nada a ver com a história que se encontra no interior.

Por isso, ao ser avaliado por alguém, não se reprima, principalmente, por aqueles que só veem o que está por fora, quem não quer ler a história, fica apenas nas suposições, nos “achismos”, escravos e perdidos no “se”. Continue sua história, talvez o início ou o momento em que vive não seja o melhor ou aquilo que desejas, porém, é a sua história, no fim, tudo fará sentido, não pare de escrevê-la. Quando aos leitores, que façam suas análises, somos apenas protagonistas entre coadjuvantes.

A capa pode enganar,
Pois não diz tudo que tem
Quem da história se abstém
Não deveria opinar,
Deveria, sim, calar
E buscar a consistência
Agindo com a prudência
De primeiro conhecer
Para ao outro poder ver
Com os olhos da consciência


Pense nisso!



Davi Geffson é mercadólogo e estudante de Letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem