Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Repensando os Modelos de Negócios – por Jorge Xavier

Os modelos de negócios são fundamentalmente baseados na compra e venda de produtos. É preciso ir muito além e enxergar novas formas de geração de valor. No seguimento têxtil, isso significa que desapegar da venda como única forma de funcionamento faz parte do processo. “Nós precisamos sair de um modelo de venda de roupas, para um modelo de serviços”, o varejo está em crise e não sabe como seguir vendendo mais roupas, ao mesmo tempo, a economia compartilhada, que aposta no modelo de serviços, está projetada para aumentar de US $ 14 bilhões (R$ 56 bilhões) em 2014 para US $ 335 bilhões (R$ 1.3 trilhão) até 2025 e deve ser  tão grande quanto o varejo em 2022.


Essa mudança de mentalidade é geracional e impulsionada pelos mais jovens – entre os motivos está a conveniência dos serviços e o consumo sem culpa. “Os modelos de negócios orientados para a circularidade trarão incentivos para um melhor design, para melhor reusar e reciclar“.  Quando o produto é um ativo, sua gestão é feita de uma melhor forma”. Para os mercados do meio e de luxo é ainda mais simples porque são segmentos já com experiência em oferecer serviços. O fast fashion vai ter que aprender – e reposicionar o produto. “Os produtos do Pólo em geral também têm boa qualidade, o problema é que muitas vezes, eles são tratados como se não tivessem”.


É PRECISO IR DE UM PRODUTO À VENDA PARA UM PRODUTO COMO ATIVO DA EMPRESA. QUANDO O PRODUTO É UM ATIVO, SUA GESTÃO É FEITA DE UMA MELHOR FORMA

O estudo O Futuro da Moda Circular, um relatório colaborativo entre o Fashion For Good, iniciativa holandesa fundada pelo Instituto C&A, responsável por oferecer suporte a projetos e iniciativas que querem transformar a moda, e a Accenture Strategy, avaliou a viabilidade financeira de três modelos de negócio atuando na economia circular no nível das roupas: aluguel, aluguel por assinatura e revenda pela própria marca. Em suma, os resultados encontrados mostraram que “o aluguel parece ser muito atraente em segmentos de valor mais alto, já o aluguel por assinatura tem um potencial consistentemente forte, enquanto a revenda pelas próprias marcas parece ser o mais financeiramente atraente dos modelos analisados”. Além dos retornos financeiros diretos, há oportunidades adicionais. A pesquisa destaca o envolvimento com novos clientes e um aprofundamento nas relações entre marca e consumidor. Além disso, manter uma base de clientes engajados e aprender mais sobre seus hábitos de uso do produto pode ser uma vantagem estrutural de longo prazo sobre os modelos do varejo tradicional.

O mais importante a se observar é que, as mudanças estão chegando e cada vez mais rápidas, com a revolução tecnológica a indústria da moda precisa acompanhar essa evolução e a forma como iremos comercializar os nossos produtos. Afinal o consumidor está cada dia mais informado, antenado e consciente, então não basta oferecer o seu produto, esse novo público consumidor quer muito mais que uma simples compra, o que o cliente busca são experiências de compra, pois afinal produto todo mundo tem e se encontra em qualquer lugar, já experiência é diferente, é algo que marca e pode tornar o seu cliente em fã.



Jorge Xavier é empreendedr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".