Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Repensando os Modelos de Negócios – por Jorge Xavier

Os modelos de negócios são fundamentalmente baseados na compra e venda de produtos. É preciso ir muito além e enxergar novas formas de geração de valor. No seguimento têxtil, isso significa que desapegar da venda como única forma de funcionamento faz parte do processo. “Nós precisamos sair de um modelo de venda de roupas, para um modelo de serviços”, o varejo está em crise e não sabe como seguir vendendo mais roupas, ao mesmo tempo, a economia compartilhada, que aposta no modelo de serviços, está projetada para aumentar de US $ 14 bilhões (R$ 56 bilhões) em 2014 para US $ 335 bilhões (R$ 1.3 trilhão) até 2025 e deve ser  tão grande quanto o varejo em 2022.


Essa mudança de mentalidade é geracional e impulsionada pelos mais jovens – entre os motivos está a conveniência dos serviços e o consumo sem culpa. “Os modelos de negócios orientados para a circularidade trarão incentivos para um melhor design, para melhor reusar e reciclar“.  Quando o produto é um ativo, sua gestão é feita de uma melhor forma”. Para os mercados do meio e de luxo é ainda mais simples porque são segmentos já com experiência em oferecer serviços. O fast fashion vai ter que aprender – e reposicionar o produto. “Os produtos do Pólo em geral também têm boa qualidade, o problema é que muitas vezes, eles são tratados como se não tivessem”.


É PRECISO IR DE UM PRODUTO À VENDA PARA UM PRODUTO COMO ATIVO DA EMPRESA. QUANDO O PRODUTO É UM ATIVO, SUA GESTÃO É FEITA DE UMA MELHOR FORMA

O estudo O Futuro da Moda Circular, um relatório colaborativo entre o Fashion For Good, iniciativa holandesa fundada pelo Instituto C&A, responsável por oferecer suporte a projetos e iniciativas que querem transformar a moda, e a Accenture Strategy, avaliou a viabilidade financeira de três modelos de negócio atuando na economia circular no nível das roupas: aluguel, aluguel por assinatura e revenda pela própria marca. Em suma, os resultados encontrados mostraram que “o aluguel parece ser muito atraente em segmentos de valor mais alto, já o aluguel por assinatura tem um potencial consistentemente forte, enquanto a revenda pelas próprias marcas parece ser o mais financeiramente atraente dos modelos analisados”. Além dos retornos financeiros diretos, há oportunidades adicionais. A pesquisa destaca o envolvimento com novos clientes e um aprofundamento nas relações entre marca e consumidor. Além disso, manter uma base de clientes engajados e aprender mais sobre seus hábitos de uso do produto pode ser uma vantagem estrutural de longo prazo sobre os modelos do varejo tradicional.

O mais importante a se observar é que, as mudanças estão chegando e cada vez mais rápidas, com a revolução tecnológica a indústria da moda precisa acompanhar essa evolução e a forma como iremos comercializar os nossos produtos. Afinal o consumidor está cada dia mais informado, antenado e consciente, então não basta oferecer o seu produto, esse novo público consumidor quer muito mais que uma simples compra, o que o cliente busca são experiências de compra, pois afinal produto todo mundo tem e se encontra em qualquer lugar, já experiência é diferente, é algo que marca e pode tornar o seu cliente em fã.



Jorge Xavier é empreendedr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...