Pular para o conteúdo principal

Crônicas e Poesias - Poética, por Nelson Lima

A linguagem humana tem sido empobrecida pela ausência da poesia. Sobretudo no meio dos adolescentes e jovens. 
Considerando que poesia é:
  • Gênero literário escrito em versos e estrofes que pode ou não conter rimas.
  • Código para relembrar textos que passam no pensamento de um escritor e não são “inteligentes” para qualquer leitor.
  • Falada ou escrita ela emociona quando encontra os 'achados' escondidos na língua geral, nos sons e sombras do tempo. A poesia é a ferramenta do escritor.
  • Poesia lírica é a poesia feita pelo poeta dizendo de seus sentimentos.
Esses dias estive pensando na Poesia minimalista, que é aquela composta com o mínimo de palavras possível. Acho que temos vivido num tempo em que sim, usamos bem poucas palavras e muitas interjeições e expressões vazias de sentimentos. Há muita zanga e protesto nas manifestações poéticas dos jovens e adolescentes – lembrando das exceções. 


poesia chomskiana explora os aspectos lúdicos da linguagem literária, aproximando seu estilo do nonsense e do surrealismo. Noam Chomsky é o filósofo e linguista autor da famosa frase "Ideias incolores verdes dormem furiosamente." que segundo sua teoria prova que qualquer falante reconhece frases mesmo que sem sentido devido a uma capacidade inata da linguagem no ser humano.
Poema chomskiano

Numerosas miragens de sinestésico sincretismo longamente ressoavam nervosas
por dentro das engrenagens flamejantes do espelho de curvas coloridas,
transbordantes e marulhentas, no mesmo momento em que borrascas ociosas também
esperavam paradoxais bandeiras aromáticas derreterem com espasmos suas sombras
macias e maçiças nos esconderijos dos roseirais gigantes que vagavam mergulhados nas bordas rasas do infinito difuso das janelas...
Que cada um tire suas conclusões.
Num mundo marcado pelo imediatismo e pelos artefatos da tecnologia microeletrônica, há poucos espaços para a imagem poética, necessariamente profunda e às vezes aparentemente sem utilidade. No entanto, os poetas são mais importantes que os desenvolvidos pelos criadores de tecnologia, que nos fazem fruir a vida, mas não nos ajuda a entendê-la.
No meio cristão, passamos pela mesma experiência. A poesia vem perdendo espaço, mantida por meio dos hinos, que também são um tipo de poesia. Nós somos um povo musical, como o de Israel o era, como nos lembra o profeta Amós: Vocês fazem músicas como fez o rei Davi e gostam de cantá-las com acompanhamento de harpas. (Amos 6.5)  
Não podemos, diante deste quadro, nos esquecer que a Bíblia é um livro de expressão poética. Se não entendermos esta sua característica, teremos dificuldade para ouvir Deus falando.
O salmo 1 não diz simples que a felicidade consiste em viver de forma reta diante de Deus, mas usa imagens para descrever os ímpios e para pintar os justos.
A pessoa temente a Deus não é uma árvore, mas é como se fosse, diz-nos a poesia.
O salmo 19 retrata a glória do Senhor com imagens poéticas majestosas:
Como o firmamento anuncia, se não tem boca? Como um dia discursa, se não tem língua? Como a natureza, que não tem som, faz ecoar a palavra de Deus? Como pôr uma tenda para o sol?
O salmo 23 é poesia pura, desde o princípio... O que é repousa em pastos verdejantes e ter um pastor, se não somos gado? O que é ser guiado pelas veredas da justiça? Como receber consolo de um bordão e de um cajado?
Estes poucos exemplos bastam para mostrar que não dá para entender alguns capítulos senão com a imaginação. Precisamos, portanto, de imaginação poética para fruir melhor a Bíblia. E porque não também os escritos poéticos de hoje em dia?
Nem todos precisamos ser poetas, mas todos precisamos de um pouco de imaginação poética para entender o que os poetas dizem. E precisamos colocar mais palavras, ao fazer ou dizer poesias. Embora, parece que lemos tão pouco que nos faltam palavras buriladas – lembrando que há exceções.

Falta poesia no viver político/partidário brasileiro...

Nelson Lima é teatrólogo e poeta

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".