Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | Velhice: começo ou fim? – por Davi Geffson


Nestes últimos dias, fazendo estágio na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, tenho vivido experiências incríveis, contudo, mediante a toda essa vivência, um questionamento veio à tona: velhice, começo ou fim? E como tudo na vida depende do jeito que a gente ver, vamos partir para esta perspectiva.

Cabelos brancos, rugas profundas, olhares fixos, uns com força, outros precisando do auxílio de uma bengala, uns que não riem mais, outros que fazem questão de sorrir, uns que tem uma mente fértil e muito viva, outros que já não lembram de muita coisa e, chegam até, a agir como criança. Porém, todos com muitas histórias, ainda que, por vezes, n em sejam verdadeiras, mas a força de uma mente viva permite a criação de histórias que até fazem sentido.



Mas enfim, começo ou fim? Depende! Depende do que relacionamos a ser começo e ao que ser fim. O fato é que a velhice não é um monstro destruidor de corpos e mentes, pelo contrário, velhice é uma fase criadora, até mesmo em alguns momentos, dialogando com alguns idosos da instituição acima citada, fiquei-me a questionar: “Será que não sou eu que estou velho?” Aí acabamos caindo no fator de criar um estereótipo para cada classe e gente, pois, não necessariamente, o velho é aquela pessoa fraca, sem forças e sem vigor, afinal, existem anciãos que colocam muitos jovens no bolso.

Tão importante quanto querermos saber se a velhice é começo ou fim, é termos a certeza que quando chegarmos lá (na velhice) teremos muitas lições de vida para contar. Por isso, desde já, é importante “ser”, pois um dia só restará aquilo que fomos e não aquilo que possuímos. Tudo passa, a gente passa, os dias passam, o legado fica. A pressa nunca nos fará chegar primeiro, a calma também não, na verdade, chegaremos no nosso tempo, quando for o tempo.

Passos lentos no corredor
Som de chinelo arrastando
Não era nenhum fantasma
Era um idoso caminhando
Caminhava lentamente
E pensei: daqui pra frente
Não corro, sigo andando.

Pense nisso.


Davi Geffson é mercadólogo e universitário de Letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...