Pular para o conteúdo principal

Artigo | Intolerância religiosa no Festival Lula-Livre – por Nayara Sousa

O festival Lula-Livre, ocorrido no último domingo, movimentou o estado em diferentes aspectos. Entre eles, um fato ganhou bastante repercussão, inclusive na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em meio as falas calorosas do evento, a da líder religiosa Beth Oxum, que é mãe de santo, promoveu bastante indignação entre outros segmentos religiosos. Beth utilizou termos pejorativos contra pastores e de uma forma geral mandou os mesmo “se fod...” assim como declamou que está na hora do “pau cantar”.



Com uma fala infeliz, a líder demonstrou um pleno descontrole e intolerância religiosa. Além de aproveitar o espaço para também com termos pejorativos, ofender o presidente da república. Indiferente de aprovação ou não da gestão atual do presidente, o respeito a toda e qualquer pessoa, deverá ser sempre primazia.

O pronunciamento motivou posicionamentos entre os deputados estaduais. O deputado Joel da Harpa (PP) apresentou à Casa Legislativa Voto de Protesto contra o discurso da líder religiosa, além de pedir uma retratação pública. Já a deputada Clarissa Tércio destacou: “Eu, como cristã, filha e esposa de pastores, me senti muito ofendida com as palavras dessa senhora”. Doriel Barros, presidente do PT em Pernambuco informou que o partido não compartilha de nenhum tipo de ataque, destacando que se houve uma fala assim, foi um erro.

O pastor Jairinho  protocolou uma ação no Ministério Público Federal, ontem, contra a Mãe de Santo Beth de Oxum. Segundo ele, as palavras dirigidas no Festival Lula-Livre pela líder “incitaram a intolerância religiosa”.

Em tempos onde a convivência social tem sido um desafio, e rotineiramente se fala em combater todo tipo de intolerância, inclusive a religiosa, a líder contribuiu em sua fala para propagação do ódio e segregação entre as pessoas. Precisamos lembrar que intolerância religiosa não é apenas quando um cristão ofende outro seguimento religioso.
Intolerância religiosa é caracterizada quando qualquer pessoa é incapaz de respeitar e reconhecer as diferenças de crenças de terceiros. Uma retratação pública diante dos fatos seria o mínimo esperado de uma pessoa que se coloca como líder religioso (seja qual for a religião).

Mais empatia, por favor! O mundo já tem ódio demais.




Nayara Sousa é enfermeira, pedagoga e professora universitária



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem