Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Vender ou não vender, eis a questão – por Jorge Xavier


Comecei a trabalhar com 15 anos, mas aos 08 já ajudava meu pai e foi com ele que aprendi, entre outras coisas, a vender. Sempre fui um vendedor. Hoje aos 44 anos, comecei a cursar gestão comercial. Essa é uma profissão que me encanta, afinal de contas, na prática todos somos vendedores, até mesmo quem trabalha CLT, vende 08 horas de trabalho do seu dia.


O que move o mundo? São as vendas ou os vendedores, pois não adianta produzir se não tem quem venda, para se construir escolas ou hospitais, alguém precisou vender os materiais e equipamentos, ou seja, o mundo é o que é por causa das vendas. Infelizmente essa não é uma profissão muito valorizada, nem mesmo pelos próprios vendedores, mas considero como algo nobre e essencial para a humanidade. O vendedor tem a possibilidade de fazer o seu próprio salário, os desafios são grandes, alguém já disse que ser vendedor é procurar um emprego novo todos dias. Mas por outro lado, vendas é algo que realiza, só quem trabalha com isso sabe o quanto é prazeroso. O vendedor é, um pouco médico, psicólogo, conselheiro, confidente e etc...

Aí você pergunta, e vendedor precisa estudar? Eu te digo que sim, precisa estar em constante aprendizado. "Mostre-me um vendedor que estudou tanto quanto um médico e eu te mostro um milionário".

Faço todo esse preâmbulo para fortalecer um conselho: aprenda a vender. Se você já vende, nunca pare de estudar para aprimorar sua prática.

Esse conselho vale para qualquer faixa etária: se você é jovem, comece agora mesmo, não perca tempo; se você já tem mais experiência, nunca é tarde para começar.

Também vale para qualquer posição hierárquica. Se você é empreendedor, dominar vendas é um imperativo.

Essa convicção veio, novamente, à tona ao testemunhar os desafios advindos do (não tão) novo ambiente empresarial.

Dominar a disciplina comercial é o caminho mais curto para expandir seu negócio e crescer com consistência. Não existem atalhos.

É evidente que nem tudo são flores. Mas, afinal, qual escolha não envolve desafios? Tome cuidado com os mitos e as falsas verdades. Dominar a atividade de vendas envolve os mesmos desafios que qualquer outra disciplina corporativa. Simples assim.

Você pode estar se perguntando como desenvolver essa competência.  A resposta é simples: vendendo.

Se dedique a alguma atividade que envolva vendas em seu negócio. Dê as caras, vá para a linha de frente e VENDA.

Alie ao exercício prático a aquisição de conhecimento.  Existem inúmeras fontes de conhecimento disponíveis na web. Algumas pagas e outras gratuitas. Procure bons professores e, com o tempo, você conseguirá separar o joio do trigo.

Exercite, pratique, se desenvolva.

O único caminho sustentável para sua prosperidade como empreendedor ou líder é a capacidade que sua organização e equipe tem de vender mais e melhor.



Jorge Xavier é estudante de Gestão Comercial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...