Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Vender ou não vender, eis a questão – por Jorge Xavier


Comecei a trabalhar com 15 anos, mas aos 08 já ajudava meu pai e foi com ele que aprendi, entre outras coisas, a vender. Sempre fui um vendedor. Hoje aos 44 anos, comecei a cursar gestão comercial. Essa é uma profissão que me encanta, afinal de contas, na prática todos somos vendedores, até mesmo quem trabalha CLT, vende 08 horas de trabalho do seu dia.


O que move o mundo? São as vendas ou os vendedores, pois não adianta produzir se não tem quem venda, para se construir escolas ou hospitais, alguém precisou vender os materiais e equipamentos, ou seja, o mundo é o que é por causa das vendas. Infelizmente essa não é uma profissão muito valorizada, nem mesmo pelos próprios vendedores, mas considero como algo nobre e essencial para a humanidade. O vendedor tem a possibilidade de fazer o seu próprio salário, os desafios são grandes, alguém já disse que ser vendedor é procurar um emprego novo todos dias. Mas por outro lado, vendas é algo que realiza, só quem trabalha com isso sabe o quanto é prazeroso. O vendedor é, um pouco médico, psicólogo, conselheiro, confidente e etc...

Aí você pergunta, e vendedor precisa estudar? Eu te digo que sim, precisa estar em constante aprendizado. "Mostre-me um vendedor que estudou tanto quanto um médico e eu te mostro um milionário".

Faço todo esse preâmbulo para fortalecer um conselho: aprenda a vender. Se você já vende, nunca pare de estudar para aprimorar sua prática.

Esse conselho vale para qualquer faixa etária: se você é jovem, comece agora mesmo, não perca tempo; se você já tem mais experiência, nunca é tarde para começar.

Também vale para qualquer posição hierárquica. Se você é empreendedor, dominar vendas é um imperativo.

Essa convicção veio, novamente, à tona ao testemunhar os desafios advindos do (não tão) novo ambiente empresarial.

Dominar a disciplina comercial é o caminho mais curto para expandir seu negócio e crescer com consistência. Não existem atalhos.

É evidente que nem tudo são flores. Mas, afinal, qual escolha não envolve desafios? Tome cuidado com os mitos e as falsas verdades. Dominar a atividade de vendas envolve os mesmos desafios que qualquer outra disciplina corporativa. Simples assim.

Você pode estar se perguntando como desenvolver essa competência.  A resposta é simples: vendendo.

Se dedique a alguma atividade que envolva vendas em seu negócio. Dê as caras, vá para a linha de frente e VENDA.

Alie ao exercício prático a aquisição de conhecimento.  Existem inúmeras fontes de conhecimento disponíveis na web. Algumas pagas e outras gratuitas. Procure bons professores e, com o tempo, você conseguirá separar o joio do trigo.

Exercite, pratique, se desenvolva.

O único caminho sustentável para sua prosperidade como empreendedor ou líder é a capacidade que sua organização e equipe tem de vender mais e melhor.



Jorge Xavier é estudante de Gestão Comercial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem