Pular para o conteúdo principal

“Culto Infantil não é recreação”, declara pastor Marcelo Lieuthier


Pastor e técnico de Informática, Marcelo Lieuthier tem uma forte atuação relacionada ao Ministério Infantil. Em entrevista a ConTexto, ele fala sobre as formas que a Igreja pode fazer  para otimizar o trabalho com as crianças. Confira:


ConTexto: A Igreja tem negligenciado a qualidade do Ministério Infantil?
Marcelo Lieuthier: Não e sim!
Quando eu respondo não, quero dizer que existem Igrejas com uma visão ampla do Reino de Deus, fazendo investimento na formação de pessoas vocacionadas para o Ministério Infantil, adquirem materiais pedagógicos apropriados para serem usados no MI, e investem no mobiliário adequado.
Entretanto ainda temos Igrejas, que vem negligenciando o Ministério Infantil com a devida falta de investimento na formação de pessoas, nos recursos pedagógicos e no ambiente com mobiliário apropriado.
Quero só fazer uma observação:
Eu sei que cada igreja tem a sua realidade e deve ser respeitada, mas não é desculpa a ausência de investimento no Ministério Infantil, ao dizer: minha Igreja é pequena e os recursos são poucos para fazer algum investimento.


 Como é possível investir em evangelização infantil com resultados?
A primeira atitude é ORAR, para ser usado no poder do Espírito Santo.
Quando estou ministrando algum treinamento sobre Ministério Infantil, sempre falo o que a Palavra de Deus diz na Epistola de Tiago 1:5 e 6, se está faltando sabedoria vamos pedir a Deus com fé, que Ele vai atender o nosso pedido.
A segunda atitude é fazer um tríplice investimento.
Formação dos que irão atuar no Ministério Infantil.
Recursos pedagógicos (literatura e recursos visuais) para auxiliar na transmissão do Ensino Bíblico.
Ambiente e mobiliário adequados para receber as crianças.
Quando você é bem recebido em um local e sente que é querido naquele lugar, você tem a tendência de retornar. O mesmo acontece com as crianças que frequentam as salas do Ministério Infantil.
Ter um tio(a) bem preparado, que usa os recursos pedagógicos apropriados em um ambiente propício, são as condições favoráveis para que o Ensino Bíblico seja transmitido com excelência.

Lembrando que não adianta ter esse tríplice investimento sem a dependência do poder do Espírito Santo.


Qual deve ser o direcionamento em relação ao comportamento de crianças de cristãos no templo?
Vamos pensar da seguinte forma:
Escola produz – Conhecimento acadêmico
Igreja produz – Conhecimento de Deus
Família produz – Conhecimento de comportamento “educação”
É de total responsabilidade dos pais, o comportamento da criança no templo. Mas como cobrar se existem muitas famílias doentes por viverem longe dos princípios Bíblicos, e esses pais não estão na igreja?
Como evangelista de criança, tenho um olhar especial para o Ministério Infantil, e dou o seguinte direcionamento:
·         Capacite pessoas vocacionadas para o Ministério Infantil. Existem, ministérios idôneos como: APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças (com sede estadual em Recife); NOBEC – Núcleo de Orientação Bíblica para Professores Evangelistas de Crianças (também com sede em Recife); CTLI – Curso de Treinamento de Líder Infantil (Caruaru), desse último sou suspeito em comentar kkkkk.
·         Faça investimento em recursos pedagógicos como por exemplo uma excelente literatura para ser usada nas salas da EBD e Culto Infantil, (existem editoras idôneas, que produzem uma literatura apropriada para o uso no Ministério Infantil).
·         Invista no ambiente para que se torne um lugar agradável para a criança.

Esses três pilares criam um cenário apropriado para que a criança seja confrontada pela Palavra de Deus como também o próprio tio(a).

Existe alguma estratégia de como realizar a transição da ‘salinha’ para o templo para crianças cristãs?
“Salinha” melhor falando do Culto Infantil para o Culto Solene:
Não fazer desse momento um momento de recreação, mas um momento de Culto.
Levar um Ensino Bíblico que confronte a criança de como devemos nos comportar diante de Deus, da família e da sociedade.
Usar a mesma ordem litúrgica do Culto Solene, adaptando-a para a realidade do Culto Infantil com a finalidade da criança aprender, sobre cada momento e quando ela estiver entre as idades de 12 a 13 anos, não sentirá tanta dificuldade neste período de transição, por ser muito familiar cada momento da ordem da ordem do Culto.
Se alguém deseja ter uma Igreja comprometida, com o evangelho da graça de Deus. Invista no Ministério Infantil e, nos próximos anos, verá uma geração de líderes empenhados com o Reino de Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem