Pular para o conteúdo principal

Como os mais pobres podem enfrentar o coronavírus - por Antonio Carlos Costa

ONG Rio de Paz apela à sociedade para diminuir a situação dramática dos moradores das comunidades do Jacarezinho e Mandela, duas das favelas do Rio com os piores índices de desenvolvimento humano do país. Só no Jacarezinho são mais de 36 mil pessoas.
 

A disposição e tipo das moradias das comunidades não favorece o afastamento das pessoas e muito menos a reclusão, como determinou o governo do estado nesse período de medidas contra o coronavírus.
 
O caso se agrava ainda mais agora com trabalhadores em casa e crianças sem aulas, que em sua maioria são cuidadas pelas avós e avôs - e os idosos são grupos de risco.
 
Além de pequenas, as casas têm pouca ou nenhuma ventilação, não recebem luz solar e abriga famílias com muitos membros. São moradias sem saneamento básico e às margens de valões imundos e fétidos, ou seja, são ambientes insalubres.
 
O trabalho informal é para muitos desses moradores a única alternativa para seu ganha pão, consequentemente, muitos têm se arriscado saindo para trabalhar.
 
Outros estão em casa, porém ambos têm algo em comum: a renda caiu tornando a situação financeira dessas famílias ainda pior. Muitas delas estão tendo que escolher entre comprar comida ou material de higiene pessoal. Álcool gel nas favelas não tem.
 
Amanhã (terça) 560 famílias do Jacarezinho e Mandela não receberão alimentos doados pelo Ceasa e Mesa Brasil por causa da determinação de reclusão dada pelo governo do estado. Essa ação é da ONG Rio de Paz e acontece há anos a cada 15 dias.
 
Como se não bastasse tudo isso, os moradores ainda têm muitas dúvidas sobre o coronavírus. Isso gera descaso com o assunto e, consequentemente, a falta de cuidado colocando a si e a comunidade em risco, e medo nos moradores.
 
Por isso, estamos iniciando hoje uma campanha de socorro aos moradores de favela do Rio de Janeiro. Vamos comprar cestas básicas, álcool gel e material de higiene para os moradores, que serão entregues por nossos voluntários da comunidade.
 
Ao colaborar, coloque 0,6 (seis centavos) em sua doação para que possamos identificar que ela é para essa ação.
 
RIO DE PAZ
Banco Itaú
Agência 1185
Conta 44820-4
CNPJ 09.551.891/0001-49

Nota
Comunicado feito no dia 16 de março.

• Antonio Carlos Costa, fundador da ONG Rio de Paz, teólogo e jornalista.

Fonte: Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.