Pular para o conteúdo principal

Como os mais pobres podem enfrentar o coronavírus - por Antonio Carlos Costa

ONG Rio de Paz apela à sociedade para diminuir a situação dramática dos moradores das comunidades do Jacarezinho e Mandela, duas das favelas do Rio com os piores índices de desenvolvimento humano do país. Só no Jacarezinho são mais de 36 mil pessoas.
 

A disposição e tipo das moradias das comunidades não favorece o afastamento das pessoas e muito menos a reclusão, como determinou o governo do estado nesse período de medidas contra o coronavírus.
 
O caso se agrava ainda mais agora com trabalhadores em casa e crianças sem aulas, que em sua maioria são cuidadas pelas avós e avôs - e os idosos são grupos de risco.
 
Além de pequenas, as casas têm pouca ou nenhuma ventilação, não recebem luz solar e abriga famílias com muitos membros. São moradias sem saneamento básico e às margens de valões imundos e fétidos, ou seja, são ambientes insalubres.
 
O trabalho informal é para muitos desses moradores a única alternativa para seu ganha pão, consequentemente, muitos têm se arriscado saindo para trabalhar.
 
Outros estão em casa, porém ambos têm algo em comum: a renda caiu tornando a situação financeira dessas famílias ainda pior. Muitas delas estão tendo que escolher entre comprar comida ou material de higiene pessoal. Álcool gel nas favelas não tem.
 
Amanhã (terça) 560 famílias do Jacarezinho e Mandela não receberão alimentos doados pelo Ceasa e Mesa Brasil por causa da determinação de reclusão dada pelo governo do estado. Essa ação é da ONG Rio de Paz e acontece há anos a cada 15 dias.
 
Como se não bastasse tudo isso, os moradores ainda têm muitas dúvidas sobre o coronavírus. Isso gera descaso com o assunto e, consequentemente, a falta de cuidado colocando a si e a comunidade em risco, e medo nos moradores.
 
Por isso, estamos iniciando hoje uma campanha de socorro aos moradores de favela do Rio de Janeiro. Vamos comprar cestas básicas, álcool gel e material de higiene para os moradores, que serão entregues por nossos voluntários da comunidade.
 
Ao colaborar, coloque 0,6 (seis centavos) em sua doação para que possamos identificar que ela é para essa ação.
 
RIO DE PAZ
Banco Itaú
Agência 1185
Conta 44820-4
CNPJ 09.551.891/0001-49

Nota
Comunicado feito no dia 16 de março.

• Antonio Carlos Costa, fundador da ONG Rio de Paz, teólogo e jornalista.

Fonte: Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...