Pular para o conteúdo principal

O silêncio dos inocentes - por Oscar Mariano

Já estamos a mais de sessenta dias em quarentena devido à COVID-19, em que nesse período muitos problemas vieram à tona, principalmente se falarmos na questão da política. Muitos acreditavam que nesse momento de provação, todos deveriam dar as mãos, mas infelizmente nos mostrou que a realidade e bem diferente, onde muitos foram para caminhos mais obscuros que o tradicional, a exemplo do governador do Rio de Janeiro (Wilson Witzel), do prefeito de Recife (Geraldo Júlio) e tantos outros pelo Brasil afora.

A falta de sensibilidade por parte da grande maioria dos políticos, é algo que simplesmente não tem explicação, porém alguns desses governantes já nasceram em berço de ouro, nunca passaram uma necessidade na vida, e por isso lhes faltam empatia. Vimos o exemplo aqui em Caruaru, quando o Governo Federal liberou o auxílio emergencial, onde pessoas num momento de desespero arriscavam suas vidas entre receber o valor para colocar comida na mesa ou serem contaminadas pela COVID-19. Qual foi a ação que tomaram, enquanto centenas de pessoas ficavam desabrigadas no sol, sem terem uma proteção, um copo com água, um sanitário? Ou seja, uma total falta de sensibilidade por parte do poder público municipal, pois enquanto a gestão cercava praças, deixavam as pessoas no sol a pino.




Outro ponto muito delicado e que merece uma atenção mais que especial, é quando falamos nas mais de 43.000 crianças e adolescentes da rede pública municipal de Caruaru, que estão sem receber o “kit merenda”. Hoje está completando exatos 50 dias, que foi distribuída a primeira remessa e que depois disto nada mais foi entregue. Mais um exemplo claro que existe uma disparidade entre a prática/ação com o discurso pregado pela gestão, quando a mesma diz: “nós cuidamos das pessoas”.

Enquanto muitos inocentes passam necessidades e outros até fome, a gestão se preocupa em continuar com algumas obras e compras que não fazem o menor sentido nesse momento, em que na realidade a preocupação deveria ser com as pessoas e não com a reeleição. No diário oficial do município, todos os dias vemos contratações que nos levam a uma análise. A exemplo do D.O. publicado no último dia 4 de maio, onde duas contratações nos levam a muitas perguntas: se estamos sem aulas nas escolas, qual a necessidade de comprar brinquedos (R$ 53.900), enquanto as crianças estão sem ter o que comer? Para que se comprar polpas de frutas e laticínios (R$ 245.210), se não são distribuídas e temos milhares de crianças estão sem ter o que comer? De que adianta abrir a boca e falar em rede de solidariedade, enquanto não se olha para dentro de casa e tenta amenizar o sofrimento de centenas de crianças inocentes? Estão querendo tampar o sol com a peneira, ou não conseguem escutar o som dos estômagos sem alimentos?

Quem já estudou em colégio público, sabe que muitas crianças só têm de refeição a merenda que oferecem nas escolas, e o que dizer das que estão a mais de sessenta dias sem pôr os pés nos seus respectivos educandários? Espero que nesse período pandêmico, tenhamos menos obras na cidade e mais comida nas mesas dos caruaruenses.


 Oscar Mariano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem