Pular para o conteúdo principal

Artigo | Lei Aldir Blanc sancionada. E agora? - por Paulo Nailson

A Lei da Emergência Cultural foi sancionada, o que vai acontecer agora?

O presidente assinou na noite de 29 de junho, mas hoje (30), quando será publicado no Diário Oficial, é que saberemos mais detalhes.

A informação que temos, dito pela deputada Jandira Feghali (PCdoB), relatora da lei, é que o impasse agora é em torno da descentralização dos 3 bi para os municípios.

Como em muitas outras áreas, sem experiência, o governo não sabe ainda como fazer chegar nas cidades a verba emergencial.

O único item que foi vetado foi o prazo de 15 dias para fazer a liberação dos recursos (descentralização). Eles estão receosos de garantir esse prazo e não conseguir cumprir, alegando que nem todos os municípios tem fundo de Cultura e isso pode atrapalhar a execução da lei. 

Ou seja, é preciso comemorar porque a lei foi sancionada, porém a luta vai continuar sem cessar para viabilizar a liberação dos recursos, fazer chegar no destino e mais ainda, continuar essa articulação nacional na defesa da liberdade, da democracia e na garantia dos direitos.

Isso não vai parar por aqui.

Nada de esperar... 

Os Grupos de Trabalhos  compostos com Conselheiros tem papel fundamental na adequação da lei a cada município. Conselheiros, gestores, Executivo e Legislativo garantindo que nenhum trabalhador (artista ou entidade) deixe de receber o auxílio.

Realizaremos a 4° Conferência Nacional de Cultura, vamos continuar auxiliando os municípios a implementar os seus Sistemas Municipais de Cultura com todos os equipamentos: Lei do Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Plano de Trabalho e Fundo Municipal de Cultura, Sistema de Indicadores e Informações Culturais (SIIC) isso tudo construído coletivamente nós fóruns setoriais (que devem ser permanente).

A vitória dessa noite foi histórica, mas a batalha continua.


*Paulo Nailson A. Lima é articulador cultural e apresentador do Cultura e Cidadania na rádio Cidade FM. (Em tempo, passei por procedimento de cirúrgico e estou em repouso).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".