Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Onde estão as respostas - por Jorge Xavier

Em tempos de incertezas, o que mais temos visto são gurus da internet e da mídia dizendo o que fazer e o que não fazer, mas na verdade, as respostas ninguém as tem. A única certeza que temos é que, precisamos nos aprofundar em conhecimento, pois este, ninguém nos rouba. Estudando um pouco e pesquisando me deparei com uma passagem do livro “Comunicação não violenta” de Marshall Rosenberg que conta a seguinte história:

Em uma rua, um guarda observa um indivíduo, aparentemente embriagado, agachado procurando algo no chão embaixo de um poste iluminado.
Se aproxima da cena e pergunta:
- O que você está fazendo aqui?
O indivíduo responde:
- Estou procurando as chaves do meu carro.
- Você as perdeu por aqui? – pergunta o guarda
- Não. As perdi no beco.
Percebendo o espanto do seu interlocutor, o homem esclarece:
- É que a luz está muito melhor por aqui.

Essa história é uma excelente analogia para despertar nossa consciência sobre a tendência que temos de procurar as respostas que buscamos dentro de nosso próprio repertório.





A desconexão pela busca da chave em um local onde, certamente, ela não será encontrada, porém é onde existe mais luz, é um alerta, sobretudo, em um ambiente com alta dose de incerteza e imprevisibilidade como o atual. O local, mais iluminado, onde tínhamos todas as respostas, simplesmente, não existe mais.

Você correrá o risco de encontrar soluções velhas para situações novas se insistir em buscar as respostas em espaços de seu domínio que, mais do que serem os ideais, são aqueles onde você está acostumado a navegar.

É necessário a coragem de se aventurar no novo, explorando inéditas possibilidades e perspectivas. É daí que emerge a imperativa necessidade de abertura a diversidade e, sobretudo, da sede pelo conhecimento.

Entender suas imperfeições e fragilidades é o primeiro passo para ter a abertura necessária para se lançar nessa jornada sem perder a dimensão da atuação em alta performance.

Você pode encarar essa nova possibilidade assustadoramente como um fantasma ou como uma oportunidade de se reinventar. Particularmente, recomendo o segundo caminho, porém reconheço que é uma opção pessoal.

Buscando a dimensão do aprendizado de como fica o mundo em um ambiente altamente incerto e instável como o atual. Sem floreios ou respostas prontas. Vamos nos aprofundar nessa escavação.

Pra finalizar trago a lembrança, o homem mais rico da terra (Salomão), que quando indagado pelo próprio Deus, qual seria a sua petição, escolheu pedir sabedoria, pois essa ninguém a arrancaria dele. 2cronicas 1.7-12 (recomendo a leitura).

Fonte: meu sucesso.com/ Sandro Magaldi/ Bíblia Sagrada




Jorge Xavier é estudante de Gestão Comercial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...