Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | O "eu" prende, o "nós" liberta! - por Davi Geffson


Individualista. Seria este o melhor termo para nomear a geração que temos vivido? Aliás, sou um ser individualista? A gente se questiona com tantas coisas e, por vezes, não analisamos quem prevalece em nós. Certa vez, compadeci-me de um mendigo e ao contar para um amigo o que senti ouvi a seguinte resposta: - “Problema dele, eu estando de bucho cheio é o que importa.”

Foi quando dei conta do tanto que um “EU” influencia na vida de tantas pessoas. O egocentrismo tem tomado conta de muitos e, até sem perceber, se perdem dentro do seu eu. Eu não sou sozinho, é isso que precisamos entender! Se me visto é porque alguém corta, outro costura, alguém vende e chega até mim, se me alimento é porque alguém planta, Deus dá o crescimento, alguém colhe, outro produz e chega até mim, enfim, se eu compro é porque alguém me dá um emprego, ou alguém compra o produto ou serviço que eu vendo, mas perceba, nada eu faço sozinho.
Mãos, Cerca, Liberdade, Fronteira, Fio, Ajuda
O eu não é o todo, é parte deste todo. Eu + outros, sim, somos o todo. Enquanto o eu prende, o nós liberta! Falo de empatia. Colocar-se no lugar do outro é saber que somos parte desse outro. E se ele estiver bem, logo, também estarei. Quando o “eu” começar a ser trocado pelo o “nós”, entenderemos o quanto somos felizes ao colaborar para que o outro também esteja bem.


Preciso compreender:
Nada, pois, faço sozinho,
Até mesmo pra voar
Livre feito passarinho,
É preciso que alguém,
Prepare todo o caminho.


Pense nisso!


Davi Geffson é mercadólogo, professor e presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.