Pular para o conteúdo principal

Altos Papos | O poder que destrói os poderosos – por Davi Geffson

Está eminente no poder é, sem dúvidas, uma tarefa de grande responsabilidade, inclusive, consigo mesmo. Afinal, é preciso entender que estar no poder não me coloca na posição de poderoso, mas de alguém que por um dado momento tem autonomia para usar do poder que se tem para desempenhar alguma tarefa. Logo, a posterioridade mostrará o momento de eminência refletido no “não mais ser poderoso”.



O poder tem lá seus benefícios; mas como não se tornar refém daquilo que me coloca em uma posição acima dos demais? Aparentemente, não há problema no poder e, de fato não se tem, desde que seja exercido de forma consciente. Quando o poder é destinado ao propiciar avanços para a coletividade, visando o bem comum, sem dúvidas, trará boas situações.

Soco, Punho, Mão, Força, Isolado, Humano, Luta

Contudo, existem poderosos que se destroem em seu próprio poder, é um verdadeiro suicídio. A prepotência, arrogância, antipatia, soberba... gerada pelo poder, assemelha-se a um tiro que sai pela culatra, até se tem um alvo, no entanto, não o atinge.



O poder deve ser exercido com consciência e plenitude enquanto o “ser humano”, não na perspectiva do poderoso detentor da audácia de fazer o que bem quer, mas ser uma coluna de sustento para os que não tem sustância diante dos direitos coordenados pelos que detentores do poder.



O poder é bom, desde que não tire a bondade que há no ser!



Não garanta sua força

No poder que se detém,

Mas faça desse poder

Um sustento para o bem,

Entendendo que ser forte

Não tá no poder que tem.



Pense nisso!



Davi Geffson é mercadólogo, professor e presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...