Pular para o conteúdo principal

Nutrição e Saúde | Consumindo alimentos que ajudam na digestão – por Jailson Cavalcante

 Sii, Probióticos, Intestino, Estômago, Dois Pontos

Em pessoas saudáveis, beber bons goles d’água e optar por uma dieta variada e balanceada é o suficiente para que a digestão funcione no ritmo adequado. Mas, em quadros de diarreia ou constipação, determinados tipos de comida ajudam a liberar ou travar o trânsito intestinal. De maneira geral, as fibras soltam, uma vez que elas constituem o bolo fecal.


Na contramão, produtos de fácil absorção, como os salgadinhos, têm efeito inverso. Eles prendem porque não geram restos, então não sobra muito trabalho para o tubo digestivo.


Confira abaixo exemplos de itens que influenciam nesse compasso. Mas lembre-se: eles só exercem esse impacto para valer se já houver algum enrosco no intestino:


Opções que prendem o intestino:

Arroz, Macarrão, Queijo branco, Torrada, Batata, Maçã sem casca, Jabuticaba, Banana.


Alimentos que soltam:

Feijão, Grão-de-bico, Ervilha, Lentilha, Soja, Cereais integrais, Frutas com casca, Vegetais folhosos.


As famosas fibras alimentares

As fibras de frutas, hortaliças, grãos e cereais são determinantes para a formação do bolo fecal. Os tipos insolúveis passam intactos por todo o sistema digestivo. Daí, quando chegam no intestino, ajudam a estruturar a matéria-prima das fezes e a dar estímulos para que ela trafegue depois até o fim do caminho.


Já as fibras solúveis são fermentadas pelas bactérias benéficas da região, retêm água e reduzem a absorção excessiva de glicose e colesterol.


O recomendado é ingerir cerca de 25 gramas de fibras diariamente. Para alcançar essa cota, o conselho é caprichar no consumo de alimentos integrais e de origem vegetal. É sempre bom lembrar que para ter um bom equilíbrio alimentar é aconselhável ter um acompanhamento com um nutricionista.





Jailson Cavalcante é nutricionista




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...