Pular para o conteúdo principal

Opinião construtiva | Vitalizar constantemente, por Mário Disnard

 O líder é aquele capaz de inspirar as pessoas. Inclusive no momento em que a crítica é necessária.



O que é liderar? É ser capaz de inspirar. Inspirar pessoas, ideias, projetos, situações. O líder é aquele que infla vitalidade. Eu não estou usando a palavra “inspirar” à toa. A noção de inspirar é dar vitalidade. É animar. O líder é capaz de animar. Eu estou usando a palavra “animar”, que vem do latim anima, que significa “alma”. E a ideia de animação resulta de uma tradução latina do grego pneuma. Em grego, pneuma significa “ar”, de onde vem “pneumonia”, “pneumático”, “pneu”. Mas pneuma, em grego arcaico, significava também “espírito vital”. Por isso a tradução para o latim do grego pneuma foi a palavra anima, de onde vem “animal”, “animação”, “animado”. A tarefa fundamental que desenvolve a liderança é ser capaz de inspirar as pessoas. Muita gente não é capaz de inspirar, só é capaz de expirar. Tirar a animação, tirar a vitalidade.

Se você é alguém que só expira, talvez não consiga ser líder, talvez consiga ser chefe. Mas chefe está ancorado em uma hierarquia. Tem líder que expira, aquele que te desanima o tempo todo. Aí não é líder, é só chefe, A secretária te avisa: “O Dr. Fulano está lhe chamando”. E você pensa: “Ai, saco”. Antes de entrar na sala dele, um gesto absolutamente humano: parar diante da porta e suspirar, expirando: “O senhor me chamou?”.

Ás vezes, o chefe é alguém que consegue apenas expirar, desanimar, tirar a vitalidade, diferentemente do líder que, mesmo nas situações de correções de rota, de repreensão, de admoestação, de crítica coletiva é capaz de inspirar, desde que ele aponte a obra.

Existem duas características precípuas da liderança: o líder não nasce pronto, se forma. E liderança não tem nada a ver com idade, tem a ver com experiência. E vale observar que experiência não tem nada a ver com idade, tem a ver com intensidade, e não com extensidade.

Não se confunda intensidade com extensidade. Por exemplo: alguém que guie o carro há trinta anos não necessariamente tem mais experiência do que alguém que guie a cinco anos. Pode ser alguém habilitado há trinta anos faça somente dois trajetos por dia: vá para o trabalho e volte. Enquanto pode haver alguém que guie há cinco anos, mas passe o dia inteiro se deslocando. Aliás, líderes circunstanciais são aqueles que se formam em situações em que a experiência é intensificada.

Para finalizar há pessoas que desprezam o outro porque ele é muito jovem e há os que desprezam o outro porque ele é muito idoso. Ambos os casos são tolices. Porque quem despreza o outro perde uma fonte de renovação. Não confunda liderança com idade. O líder é aquele que inspira, que anima as pessoas a se sentirem bem com o que fazem e a se sentirem integradas.



Mário Disnard é professor, com graduação em História e Gestão em Recursos Humanos. Possui pós-graduação em Gestão do Capital Intelectual e Coordenação Pedagógica. Foi Articulador da EJA da Prefeitura Municipal de Caruaru. Tem experiência na área de Administração. Foi coordenador do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos biênio 2014/2016, Foi vice-presidente dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru. Participou da Construção do Plano Municipal de Educação de Caruaru. Pesquisador em EJA com publicações Nacionais e Internacionais. Em 2020 lançará o livro com a mesma temática do trabalho apresentado em Portugal pela editora Appris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".