Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | O Brasil não é para principiantes - por Jorge Xavier

O Poeta Tom Jobim, certa vez disse a seguinte frase, que com uma leve adaptação se transformou em um mantra: O Brasil não é para principiantes.

Ao longo do tempo o adjetivo “principiante” foi substituído por “amadores” e, assim, popularizou-se em diversos círculos e segmentos.



É inegável que o segmento corporativo é ambiente fértil para entender o alcance dessa premissa. Empreender é desafiante em qualquer lugar do mundo. No Brasil, soma-se as dificuldades inerentes a atividade, uma série de peculiaridades típicas do país nos mais diversos contextos: econômicos, políticos, sociais etc.

Tenho, porém, uma boa notícia. Considerando todos os desafios particulares a esse contexto, há um número imenso de oportunidades àqueles que conseguem fazer uma leitura adequada do ambiente e propõem soluções diferenciadas para atender a demandas do mercado, ou seja, buscam  diferenciação para resolver problemas que já existem, aliando a criatividade e a inovação.

 Não basta ter uma ideia excelente e abrir um negócio. Não se aventure a empreender se não houver uma visão clara de como é possível atender a necessidade do cliente escolhido de uma forma superior a como ele resolve esse problema hoje, uma coisa é certa,  além de muito foco, força de vontade, sangue frio e nervos de aço é necessário também buscar conhecimento sobre a área a qual se deseja atuar e não pense que quero desestimular os futuros empreendedores, pelo contrário, acredito e muito  no empreendedorismo, aliás acho que é  uma das melhores saídas para a economia do país. 

Por outro lado, tenho testemunhado uma quantidade assustadora de empresas que não se dedicaram a incrementar seus mecanismos básicos de gestão o que resulta em uma ineficiência brutal. Apenas ajeitando o básico e fazendo o arroz com feijão bem feito já é o suficiente para uma melhora de performance e ganhos mais representativos.

Baseado nessa visão é que lhe faço uma provocação: Se o Brasil não é para amadores, como você está gerenciando seu negócio? De forma profissional ou amadora? Se ainda tiver dúvidas quanto a essa resposta, sugiro retornar a sua base e refletir sobre como você se reinventa para ser competitivo nesse ambiente que, se já é desafiante em todo o mundo, aqui então...


Não delegue a ninguém ou a qualquer situação a responsabilidade que você tem em fazer a diferença em seu negócio, assuma o bônus e o ônus de estar a frente de uma organização. Garra, foco, força e FÉ, para superar os obstáculos. 

    

Jorge Xavier é estudante de Gestão de Negócios

Fonte: Gestão do amanhã. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...