Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | O Brasil não é para principiantes - por Jorge Xavier

O Poeta Tom Jobim, certa vez disse a seguinte frase, que com uma leve adaptação se transformou em um mantra: O Brasil não é para principiantes.

Ao longo do tempo o adjetivo “principiante” foi substituído por “amadores” e, assim, popularizou-se em diversos círculos e segmentos.



É inegável que o segmento corporativo é ambiente fértil para entender o alcance dessa premissa. Empreender é desafiante em qualquer lugar do mundo. No Brasil, soma-se as dificuldades inerentes a atividade, uma série de peculiaridades típicas do país nos mais diversos contextos: econômicos, políticos, sociais etc.

Tenho, porém, uma boa notícia. Considerando todos os desafios particulares a esse contexto, há um número imenso de oportunidades àqueles que conseguem fazer uma leitura adequada do ambiente e propõem soluções diferenciadas para atender a demandas do mercado, ou seja, buscam  diferenciação para resolver problemas que já existem, aliando a criatividade e a inovação.

 Não basta ter uma ideia excelente e abrir um negócio. Não se aventure a empreender se não houver uma visão clara de como é possível atender a necessidade do cliente escolhido de uma forma superior a como ele resolve esse problema hoje, uma coisa é certa,  além de muito foco, força de vontade, sangue frio e nervos de aço é necessário também buscar conhecimento sobre a área a qual se deseja atuar e não pense que quero desestimular os futuros empreendedores, pelo contrário, acredito e muito  no empreendedorismo, aliás acho que é  uma das melhores saídas para a economia do país. 

Por outro lado, tenho testemunhado uma quantidade assustadora de empresas que não se dedicaram a incrementar seus mecanismos básicos de gestão o que resulta em uma ineficiência brutal. Apenas ajeitando o básico e fazendo o arroz com feijão bem feito já é o suficiente para uma melhora de performance e ganhos mais representativos.

Baseado nessa visão é que lhe faço uma provocação: Se o Brasil não é para amadores, como você está gerenciando seu negócio? De forma profissional ou amadora? Se ainda tiver dúvidas quanto a essa resposta, sugiro retornar a sua base e refletir sobre como você se reinventa para ser competitivo nesse ambiente que, se já é desafiante em todo o mundo, aqui então...


Não delegue a ninguém ou a qualquer situação a responsabilidade que você tem em fazer a diferença em seu negócio, assuma o bônus e o ônus de estar a frente de uma organização. Garra, foco, força e FÉ, para superar os obstáculos. 

    

Jorge Xavier é estudante de Gestão de Negócios

Fonte: Gestão do amanhã. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem