Opinião Construtiva | O desenvolvimento do planejamento estratégico com o uso de cenários para os empreendedores individuais da cidade de Caruaru – por Mário Disnard
O mundo atual está cada vez mais instável, as organizações estão enfrentando grandes ameaças a sua estabilidade. As grandes mudanças que vêm ocorrendo na economia globalizada trouxeram como consequência um acirramento da concorrência e competição, fazendo surgir grandes desafios para as ciências administrativas que buscam alternativas e soluções para adaptarem as empresas a este novo mercado dinâmico. Tudo isso exige uma maior preocupação com o planejamento estratégico a longo prazo. Nessa busca constante de um sistema que permitisse as organizações uma orientação correta dentro desta nova realidade, surgiu os estudos sobre cenários, uma metodologia utilizada para ampliar a capacidade das organizações em se manter em posições competitivas. Realizar uma prospecção para os empreendedores individuais propicia ao empresário, um conjunto de informações que determinam condições futuras, de diferentes naturezas e possibilitam definir estratégias de ação para o enfrentamento dessas condições, sejam elas positivas ou negativas. Os cenários apresentam uma ligação imediata e natural com o planejamento estratégico, criando a moldura dentro da qual são estabelecidas as decisões, diretrizes e prioridades para a ação.
Perante este cenário, fazem-se necessárias melhorias constantes no planejamento estratégico das empresas abertas na categoria de Empreendedor Individual. Devido ao tratamento diferenciado do governo para o Empreendedor Individual, onde inclui a simplificação na abertura da empresa e muitos outros benefícios do governo. É interessante aplicar o uso de cenários nesta categoria do Empreendedor Individual, pois a maioria das pessoas abre a empresa por necessidade, e sem ter ti experiência nenhuma no negócio em que pretende abrir. As chances do fracasso nessas condições são maiores de acontecer, devido à falta de capacitação para administrar o próprio empreendimento
Conclui-se que a probabilidade de sucesso de uma empresa não depende apenas da força de seu negócio, das exigências básicas para ser bem-sucedida em seu mercado alvo, mas também das suas competências para superar os seus concorrentes.
Como observações finais pode-se destacar que além dos cenários construírem uma visão de futuro onde se insere seu planejamento estratégico empresarial, houve por parte dos integrantes um processo de conscientização e de conhecimento sobre os riscos e as oportunidades do negócio, sobre suas resistências políticas internas e sobre a sua identidade empresarial.
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