Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | A palavra convence, mas o exemplo arrasta - por Jorge Xavier

 A palavra convence, mas o exemplo arrasta, frase muito utilizada no meio militar, mas que se aplica perfeitamente no meio corporativo e pode e deve ser aplicada em todas as área da nossa vida. Uma liderança para ser sólida precisa ser exercida através do exemplo e não apenas de palavras, incentivos e bravatas.


Tenho percebido, de forma clara,  um aumento importante de uma indagação: como liderar em um ambiente tão complexo como o atual?

Faz sentido essa preocupação já que a tendência é que a liderança desempenhe um papel, cada vez mais relevante, em um mundo cuja incerteza só tende a aumentar.

Ao mesmo tempo, recebo indagações similares de vendedores. São profissionais de vendas que têm a mesma preocupação em relação a como conquistar a atenção e confiança de seus clientes, que são impactados atualmente, por um volume infindável de mensagens e pessoas.

É evidente que a reflexão sobre essas questões tem desdobramentos importantes que alcançam diversas dimensões. Existe, no entanto, uma perspectiva que é única e que, sob meu ponto de vista, é a base para qualquer aprofundamento sobre o tema.

Esse ponto de vista foi traduzido de forma assertiva e precisa pelo escritor Ralph Emerson em uma de suas frases mais populares:

“Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”.

O ponto inicial de uma liderança legítima e assertiva é a coerência e consistência de suas atitudes como indivíduo. Essa lógica encontra consonância em seu papel como líder de seus colaboradores ou no seu relacionamento com seus clientes. Na realidade, essa lógica é o fundamento da construção da sua percepção como indivíduo junto a todos os agentes com o qual se relaciona.

Sendo assim, o primeiro passo que você deve refletir em seu exercício de autoconhecimento diz respeito a suas atitudes, seus passos concretos e decisões do dia a dia. Existe um termo em inglês que também traduz de forma muito simples e certeira essa prática: Walk the Talk, algo como, em tradução não literal, “faça aquilo que você fala”.

Parece um conselho simples e até prosaico. Não subestime, no entanto, os desafios que estão por trás dessa definição. Aliás, minha experiência tem demonstrado que é, justamente, nas coisas mais simples que residem nossos maiores desafios pessoais, como bem falou o Apóstolo Paulo no livro de 1 Coríntios 11: 1. Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

    

Jorge Xavier é estudante de Gestão de Negócios


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem