Pular para o conteúdo principal

Dia do Índio é celebrado nesta segunda-feira, 19

 No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Modalidades Especiais (Semesp), se empenha no desenvolvimento de políticas de valorização e inclusão direcionada aos indígenas. No Brasil, essa data comemorativa foi instituída por meio do Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943.





A data foi escolhida quando representantes de várias etnias se reuniram, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Pátzcuaro, no México. O congresso tinha o propósito de discutir pautas a respeito da situação dos povos indígenas e zelar pelos seus direitos. Hoje, 78 anos após a sanção do Decreto-Lei, os propósitos continuam os mesmos: discutir pautas e zelar pelos direitos dos índios.

O Programa de Apoio à Formação Superior e às Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), por exemplo, é um programa que atua em escolas indígenas de educação básica. Ele estimula o desenvolvimento de projetos de curso na área das Licenciaturas Interculturais em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais. O objetivo é formar professores para a docência no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental das comunidades indígenas. Nesse mesmo sentido, a Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie) foi criada em 2013 e se destina à formação continuada de professores indígenas que atuam em sala de aula, preferencialmente nas séries iniciais.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destina recursos financeiros às escolas públicas da educação básica para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações, de material didático e pedagógico, e para realização de pequenos investimentos que assegurem as condições de funcionamento da unidade de ensino. Existem, dentro do PDDE, duas ações que atendem escolas que funcionam em ambiente rural, onde as escolas indígenas estão presentes, são eles: o PDDE Água e o PDDE Campo. As ações visam, respectivamente, levar o fornecimento contínuo de água ou o serviço de saneamento básico para as escolas que ainda não possuem, e apoiar as escolas em pequenas reformas que beneficiem a melhoria das instalações e da qualidade do ensino ministrado.

Existem, também, outros programas direcionados às escolas públicas que possuem valores diferenciados ou condições especiais para a educação indígena, como o Programa Caminho da Escola, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Mais Educação, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), entre outros.

Clique aqui e confira todas as ações e programas da Semesp.

https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-modalidades-especializadas-de-educacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem