Pular para o conteúdo principal

Economia colaborativa e a busca por associações para assistência veicular

 Em um país em que as rodovias e estradas, em sua maioria, são mal conservadas, cheias de buracos e sinalização ruim, os acidentes e as quebras mecânicas são constantes. Além disso, a criminalidade também é um fator de insegurança, onde são comuns os roubos e furtos de veículos. 


Assim, esse cenário de muitos riscos influencia diretamente o valor e as exigências das seguradoras, tornando os planos de seguros veiculares impossíveis para muitos trabalhadores, seja por seu valor ou pelas regras de aceitação de clientes.


Por isso, as associações de proteção veicular, como alternativas aos seguros tradicionais, vêm ganhando cada vez mais adesões, oferecendo segurança e assistência, cobrando preços mais em conta e construindo uma rede de economia colaborativa.


“As associações de proteção veicular vieram na esteira da economia colaborativa — tendência recente que se faz presente em diversos outros segmentos de prestações de serviços. Esse associativismo tem levado trabalhadores e empresas a articularem esforços conjuntos com o objetivo de defender interesses comuns”, disse o presidente da AutoVip, em Caruaru, Amarildo Batista.





Atuando na cidade desde 2014, a AutoVip é uma Associação de Assistência e Proteção Veicular para carros, motos, bikes, vans e caminhões que tem a cultura de colaboração no DNA e na relação de cada pessoa com a associação, pois compreende que a ajuda mútua é o jeito mais seguro, barato e inteligente de proteger um veículo. Com mais de oito mil associados, a AutoVip inaugura, no próximo dia 19 de abril, sua nova sede em Caruaru, onde vai fortalecer ainda mais a cultura da economia colaborativa na região.


Como funciona uma associação de proteção veicular?


O interessado adere à associação e paga a sua taxa de adesão e mensalidade, tornando-se um associado. Assim, caso ocorra um sinistro com você ou com algum outro membro naquele mês, o valor será coberto pela associação, sendo aquela despesa dividida integralmente entre todos os associados.


O atendimento e os serviços oferecidos pelas associações ficam disponíveis 24 horas para o associado, que pode contar também com tecnologias de rastreamento e monitoramento em situações de furto ou roubo nas estradas. Para os casos de reparos nos veículos, as associações disponibilizam uma ampla rede de oficinas credenciadas, com profissionais competentes.


É preciso, antes de mais nada, certificar-se da qualidade do serviço prestado pela associação escolhida. Colha dados sobre a satisfação dos associados (a Internet poderá ajudar nessa tarefa) e busque o máximo de informações e depoimentos possíveis sobre o serviço.


As associações não têm fins lucrativos. Em razão disso, a proteção veicular é bem mais em conta, se comparada ao seguro, e os motoristas terão nela uma boa alternativa para a diminuição dos custos nesse sentido.


“Imaginemos um jovem de 22 anos que busque os serviços de uma seguradora convencional. Ele entrará automaticamente no perfil de risco, tendo em vista a análise de perfil praticada nessas instituições, e pagará bem a mais pelo seguro de seu carro por isso. Em uma associação, ele pagará o mesmo que o seu tio de 65 anos pagaria. Nas associações, todos são tratados como iguais, podendo contratar os serviços de proteção veicular sob os mesmos termos. Isso se reverte em menor preço final, é claro”, finalizou Amarildo Batista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...