Pular para o conteúdo principal

Artigo | Banda Ideais de Catende: História e saudade com as Mães catendenses – por Luciano Correia

No final dos anos 60 o Brasil se voltava para o futebol tri-campeão no México. No mundo The Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones já era mania, Roberto Carlos e os demais também já fazia a festa aqui no Brasil.


Movido pela paixão da freira Írmã do Bom Conselho (in memória) um grupo de adolescente em Catende – PE criaram o grupo Os Ideais que, tornou-se uma lenda musical na região.


A história testemunha que não era fácil formar um grupo musical, tendo em vista um País que buscava o crescimento econômico, reprimindo aqueles que fossem contrários aos seus interesses. Chico Buarque, Caitano Veloso, Edu Lobo e outros artistas já sentia na pele o preço de ser artista com um ideal, sendo censurado, foram obrigado abandonar o país temporariamente. Foi nesse clima que os Ideais sugiram, quando o mundo passava por grandes transformações, política, econômicas e sociais.


Os ideais foi uma das primeiras banda de Catende, fundada em meado de 1969, a origem e o nome da banda Ideias deve-se a Irmã do Bom Conselho(in memória) local de ensaio, Colégio Santa Terezinha,que também vez ou outra reunia-se na casa de Nerinha (baterista da banda) Av. Cabo Hermínio, para ensaio e reuniões. Os componentes: Irã-vocalista/ Toninho-guitarra solo/ Fernandinho-guitarra base/ David-vocal e contrabaixo/ Nerinha-baterista/ Edmar- teclado/ Lula-sax/ Joãozinho-piston/ Wilamar- vocal


Suas primeiras apresentações foram no colégio Nossa Senhora de Lourdes, Palmares-PE, no Colégio Santa Terezinha e festas populares de Catende, começaram a tocar em matinê e no famosos mini bailes no Club Leão XIII e no Catende Club, com dinheiro que recebiam e com ajuda dos seus familiares passaram a comprar seus próprios instrumentos, na época eles eram tão jovens que quando se apresentava fora da cidade suas mães lhes acompanhavam.


Desde início, Os Ideais teve o prazer de dividir o palco com vários artistas famosos: Altemar Dutra, Adilson Ramos, Amelinha, Almir (ex-feveres) e outros cantores. Alguns músicos dos Ideais chegaram a tocar em outras bandas, como por exemplo, Edmar (teclado) tocou no Grupo Nostalgia da cidade de Garanhuns, David (contra-baixo) tocou no Grupo Fantástico da cidade de Paulo Afonso-BA, porém sempre continuando nos Ideais. Vários músicos da região passaram por essa escola musical, chegando a ser resumido na dupla David e Hélio e, na atualidade David e Dan Henry (pai e filho) residindo em Recife (capital pernambucana).


Todo ano os ideais se reencontravam no tradicional baile, o encontro dos ideais era realizado no sábado que antecede o dia das mães. Onde os filhos de Catende que estão fora, chegam para prestigia a lenda viva (Os Ideais). O encontro surgiu com uma ideia de recordar os anos dourados da música. Hoje é uma tradição, os meninos da princesinha dos canaviais continuam cantando e encantado pessoas que gosta de uma boa música. Hoje de uma forma diferente por conta de uma PANDEMIA que entrou sem pedir licença e de maneira avassaladora e agressiva, fez mudar o comportamento de uma nação. As fotos, gravações e a nossa memória de dias felizes são a nossa companheira.




Luciano Correia é historiador (Catende-PE)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".