Pular para o conteúdo principal

Artigo | Precisamos avançar como agentes preservadores do nosso bioma - por Guilherme Filho

 A conscientização e ação no sentido da  proteção e preservação dos bichos são características do envolvimento com o meio-ambiente. Todavia, precisamos avançar muito como agentes preservadores do nosso bioma. É lamentável quando contemplamos em pleno século XXI, o descaso dos seres que se dizem humanos em relação ao trato com os animais. Já dizia o microbiologista cubano Pedro Ynterian: "O Planeta pertence a todos, não só a nós humanos!". De forma crítica, complemento as palavras do microbiologista cubano já mencionado: "Uma grande parte dos humanos não é digna de habitar o Planeta Terra".



Apesar de existirem muitas ONGs e protetores animais, muitos seres humanos perfazem um caminho de retrocesso rumo ao homem pré-histórico ou ao período medieval. A selvageria dos dias atuais não é diferente da selvageria medieval! No passado, muitos animais eram torturados e mortos nas arenas romanas para divertimento da platéia. Hoje, o descaso da sociedade e a falta de políticas de inclusão animal são patentes aos nossos olhos!  Os animais são seres inocentes e indefesos, muitos deles possuem uma estrutura física bem diferente da nossa, merecendo de cada um de nós o devido respeito e atenção. 



Quando o homem como ser vivo, aprender a respeitar outros seres vivos, teremos um mundo melhor, livre da selvageria humana. A tecnologia é importante no contexto atual, evoluiu de forma gigantesca, porém, os humanos retrocedem cada dia. A máquina evoluiu mais do que o ser humano!  A maior evolução que o homem precisa, é a mental! Quando os humanos  evoluírem mentalmente, aí sim, teremos chegado no ápice da glória!



Conclamo a todos que se posicionem a favor de outras espécies, independentemente de suas características físicas ou função na natureza.





Guilherme Filho é Professor, Psicanalista Clínico e Ambientalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...