Pular para o conteúdo principal

Artigo | Precisamos avançar como agentes preservadores do nosso bioma - por Guilherme Filho

 A conscientização e ação no sentido da  proteção e preservação dos bichos são características do envolvimento com o meio-ambiente. Todavia, precisamos avançar muito como agentes preservadores do nosso bioma. É lamentável quando contemplamos em pleno século XXI, o descaso dos seres que se dizem humanos em relação ao trato com os animais. Já dizia o microbiologista cubano Pedro Ynterian: "O Planeta pertence a todos, não só a nós humanos!". De forma crítica, complemento as palavras do microbiologista cubano já mencionado: "Uma grande parte dos humanos não é digna de habitar o Planeta Terra".



Apesar de existirem muitas ONGs e protetores animais, muitos seres humanos perfazem um caminho de retrocesso rumo ao homem pré-histórico ou ao período medieval. A selvageria dos dias atuais não é diferente da selvageria medieval! No passado, muitos animais eram torturados e mortos nas arenas romanas para divertimento da platéia. Hoje, o descaso da sociedade e a falta de políticas de inclusão animal são patentes aos nossos olhos!  Os animais são seres inocentes e indefesos, muitos deles possuem uma estrutura física bem diferente da nossa, merecendo de cada um de nós o devido respeito e atenção. 



Quando o homem como ser vivo, aprender a respeitar outros seres vivos, teremos um mundo melhor, livre da selvageria humana. A tecnologia é importante no contexto atual, evoluiu de forma gigantesca, porém, os humanos retrocedem cada dia. A máquina evoluiu mais do que o ser humano!  A maior evolução que o homem precisa, é a mental! Quando os humanos  evoluírem mentalmente, aí sim, teremos chegado no ápice da glória!



Conclamo a todos que se posicionem a favor de outras espécies, independentemente de suas características físicas ou função na natureza.





Guilherme Filho é Professor, Psicanalista Clínico e Ambientalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem