Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Pix acaba com o cartão de crédito? - por Jorge Xavier

PIX Garantido e PIX Cobrança poderão substituir cartão de crédito e boleto

Novas modalidades de pagamento estão sendo desenvolvidas e podem impactar diretamente no uso de cartão de crédito e boletos.



O PIX foi lançado em novembro de 2020 e, em poucos meses, já representa mais de 78% das transações bancárias. Atualmente, a modalidade disponível é de pagamentos instantâneos, em que a iniciativa concorre com TED e DOC. Mas, em breve, mudanças chegarão para agregar ainda mais ao serviço -- são elas o PIX Garantido e PIX Cobrança.





PIX GARANTIDO X CARTÃO DE CRÉDITO
O PIX Garantido permitirá o parcelamento de compras, assim como acontece com os cartões de crédito. Por enquanto, a iniciativa ainda é um conceito que será discutido nas reuniões do Fórum PIX, promovido pelo Banco Central, com participação de agentes relevantes do mercado para colaboração na construção do serviço.

“Em uma compra parcelada em dez vezes, o lojista irá receber as parcelas e terá um garantidor – alguém que tem credibilidade, a confiança do lojista, e é capaz de arcar com o pagamento”, explica Carlos Netto, CEO e fundador da Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, em entrevista à StartSe.

Ainda não foi estipulado quais são os credores que poderão participar do PIX Garantido. Nos cartões de crédito, são os bancos ou fintechs que garantem que um e-commerce irá receber o valor pago, mesmo que o pagamento da fatura não seja realizado pelo comprador. Também é por isso que o limite de cada cliente é estabelecido por esses agentes, que são tomadores de risco.



UM CAMINHO PARA O ATACADO
O PIX Garantido abre muitas possibilidades para as empresas – inclusive que o garantidor seja uma companhia com credibilidade e vida financeira saudável. Dessa forma, poderia ser possível que a própria empresa fosse garantidora. A iniciativa pode trazer mais benefícios aos fornecedores, que podem fazer negócios a prazo com taxas menores (ou descontos), pois o recebedor também entenderia que aquele pagamento está garantido.

Já para pessoas físicas, o leque de possibilidades é menor, pois é mais difícil analisar o risco de pessoa para pessoa. Portanto, a chance é grande de que os grandes bancos e fintechs também assumam o papel de garantidor neste caso.

Entenda o impacto do PIX no segmento de cartões nesse vídeo nosso:


CRÉDITO À VISTA
Uma ideia que também está sendo discutida pelo mercado é a possibilidade do PIX de crédito à vista. Dessa forma, o lojista receberia na hora – o que poderia trazer preços mais acessíveis, descontos aos clientes e mais liquidez no comércio. O pagador teria uma data para o pagamento da fatura.

“O banco BMG possui uma possibilidade semelhante, por exemplo. Com o cartão de crédito consignado, é possível usar o limite para pagamentos do PIX à vista, pois o saldo entra na conta do cliente, respeitando a regra do Banco Central”, conta Netto. “O cliente irá pagar apenas na próxima fatura, com juros”.

PIX COBRANÇA
O PIX Cobrança também é uma modalidade que está sendo estudada pelo Banco Central, mas que deve concorrer diretamente com os boletos bancários. Atualmente, o boleto bancário é um aliado nas compras online para quem não possui ou não usa cartão de crédito, mas e-commerces também já estão começando a oferecer o PIX convencional.

“O PIX Cobrança possui uma data de vencimento, já previsto a multa e juros em caso de atraso, assim como acontece com boletos. Ainda não está definido como será essa cobrança de taxas”, explicou o CEO da Matera.

Fonte: Startse/ Tainá Freitas

    

Jorge Xavier é estudante de Gestão de Negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...